Início Comportamento Estar perto de pessoas que só reclamam prejudica sua saúde

Estar perto de pessoas que só reclamam prejudica sua saúde

867
0

Pode acreditar: estar perto de pessoas que passam o tempo inteiro se queixando pode prejudicar a sua saúde, se você não tomar alguma providencia.

Pode ser que estejam no seu trabalho, na  fila do supermercado, na sua roda de amigos ou até mesmo na sua família (bem comum, infelizmente): de qualquer forma essas pessoas que se queixam podem te sugar energias e deixar você mal.

Um dos motivos mais comuns para se reclamar é o senso de controle das pessoas frente à uma situação. Quanto mais impotente uma pessoa se sente, mais ela se queixa. Outro fator é a mentalidade negativa, aquelas pessoas que enxergam somente o lado ruim das coisas. De qualquer forma, você pode acabar se tornando um deles, pois  um estudo mostra que indivíduos criados ou cercados por pensadores negativos tendem a se tornar negativos no pensamento e, portanto, reclamam com mais frequência.

Mas quais são os tipos de pessoas que só reclamam?!

1 – RECLAMANTES CRÔNICOS

Esse é aquele que vê apenas problemas e não soluções. Se concentram no quão ruim é uma situação. Independente se isso impacta muito ou pouco a sua vida.

Eles criam um padrão de reclamação que alguns estudos já mostraram que podem levar o cérebro a trabalhar negativamente de maneira quase automática.

2 – DESCARREGADOR

São aqueles que esperam atrair a atenção das pessoas ao seu redor, em vez de encontrar uma solução real para o problema. Querem apenas queixar-se sobre como se sentem, e não focam em resolver a situação.

3 – INSTRUMENTADOR DE QUEIXAS

Esse é aquele que até quer resolver um problema que criou, mas faz isso  com insatisfação. Eles acabam apresentando o problema para aqueles que tem maior capacidade de resolver, sempre se queixando.

E OS EFEITOS DE ESTAR PERTO DE GENTE QUE RECLAMA?

SIMPATIA VIRA NEGATIVIDADE

Nossa compaixão, nossa tentativa de se por no lugar dos outros  faz com que sintamos as mesmas emoções dessa pessoa, e acabamos nos negativando junto. Quanto mais você reclama junto dessa pessoa, mais seu cérebro entende isso como um padrão e tende a propagar pensamentos negativos que levam, também, a sentimentos negativos.

QUESTÕES DE SAÚDE INDUZIDAS PELO ESTRESSE

Estar próximo de pessoas que se queixam o tempo inteiro desencadeia estresse no cérebro e no corpo. Quando seu cérebro tenta se identificar com a pessoa que se queixa, seu cérebro faz com que você sinta as mesmas emoções dessa pessoa.

Isso tudo leva ao estresse e faz com que libere o hormônio cortisol. Ele trabalha junto com a adrenalina, criando um batimento cardíaco específico, como se o corpo fosse entrar em uma luta. Com isso, seu fluxo sanguíneo aumenta e seu cérebro se prepara para a ação. Com essa ação repetida, ou seja, com esse estresse por longos períodos de tempo, você acaba criando mais propensão à desenvolver doenças como pressão alta, doenças cardíacas, obesidade, e até diabetes.

COMO PERMANECER POSITIVO?

ESCOLHA SEUS AMIGOS DIÁRIOS COM SABEDORIA

nossa família ou colegas de trabalho é impossível que escolhamos. Mas nossos amigos devemos escolher com sabedoria. Cerque-se de pessoas positivas.

SEJA GRATO

pensamentos negativos geram negatividade, mas pensamentos positivos geram TAMBÉM positividade! O que serve para um, serve para outro. Portanto pratique o pensamento de gratidão: por aquilo que tens, por aquilo que tu te livraste, pelo futuro que ainda tens pela frente.

NÃO GASTE ENERGIA TENTANDO CONSERTAR UMA PESSOA QUE SÓ RECLAMA

Tentar consertar os problemas deles não mudará o hábito de reclamar. Lembre-se que cada um tem um fardo que precisa carregar, e você não é responsável pelo fardo dos outros. Deixe que a pessoa resolva os problemas dela.

QUANDO VOCÊ TIVER QUE LEVANTAR UMA QUESTÃO DE INSATISFAÇÃO, COLOQUE-A EM SANDUÍCHE

Comece com uma declaração positiva e depois reclame. Dê o exemplo, sempre.

USE EMPATIA

lembre-se de que o reclamante está buscando atenção ou validação. Expresse simpatia, mas não dê a atenção que ele precisa. Desvie do assunto, e traga algo positivo para falar.

MANTENHA-SE CONSCIENTE

Preste atenção ao seu comportamento e pensamento. Certifique-se de que não estás propagando negatividades por aí, também. Às vezes o negativismo está em você, não nos outros.

EVITE FOFOCAS

É comum que pessoas se juntem e acabem falando mal de algo ou alguém. Fofocas sempre são destrutivas. Evite-as.

Procure uma forma de liberar seu estresse positivamente. Existem formas de você aliviar: exercícios físicos, yoga, meditação, consultas à psicólogos, ou um passeio ao ar livre. Existem várias formas! Procure ser sempre exemplar.

Texto originalmente publicado em ideiasnutritivas e adaptado pela equipe do blog Educadores.