Início Curiosidades Espinafre: um vegetal de bem-estar que merece ser mais conhecido.

Espinafre: um vegetal de bem-estar que merece ser mais conhecido.

630
0

Apesar do espinafre ter chegado tarde na França, esse vegetal verde é muito popular e apreciado hoje. Conhecido por seu alto teor de ferro, o espinafre também é muito rico em magnésio e vitaminas.

Este vegetal folhoso está disponível durante todo o ano e é ideal para preparar pratos requintados e saborosos . Conhecido por ser um alimento de bem – estar , vamos descobrir com mais detalhes o que está por trás do espinafre.

Luz sobre as propriedades nutricionais do espinafre

O espinafre contém uma quantidade significativa de vitamina C . Por outro lado, 50% desaparecem ao cozinhar este vegetal. Se você usar uma panela de pressão, essa quantidade de vitamina C seria de cerca de 70%.

Aqui estão os valores nutricionais encontrados em 100 g de espinafre cozido:
Calorias: 21,5 kcal.
Proteínas : 3,2 g.
Carboidratos: 0,5 g.
Gordura: 0,14 g.
Este vegetal também é rico em vitaminas :

Vitamina C : 2,1 mg.
Vitamina E: 2,4 mg.
Em minerais :

Potássio : 390 mg.
Cálcio: 141 mg.
Magnésio : 53 mg.
E em oligoelementos :

Zinco : 0,61 mg.
Ferro: 2,02 mg.

Espinafre: os benefícios de saúde deste vegetal

Diz-se que o espinafre tem o poder de inativar certas enzimas responsáveis ​​pelo aparecimento de certos tipos de câncer, como o da mama ou mesmo do esôfago. Essa inativação também limitaria a aparência das células cancerígenas.

O espinafre também contém antioxidantes como a luteína, mas também oligoelementos e sulforafano, um agente anticâncer que tem o poder de proteger o cólon, o fígado e os ovários .

Cálcio, magnésio e potássio são benéficos para os ossos . Em particular, eles ajudam a manter uma boa densidade óssea . O espinafre também participa do fortalecimento do tecido ósseo .

O potássio também tem o poder de diminuir a hipertensão e limitar o risco de doenças cardíacas , como um ataque cardíaco .

O espinafre também é muito bom para o sistema digestivo .

Como parte de uma dieta de emagrecimento, o espinafre não deve ser banido, pelo contrário! De fato, atua como um inibidor de apetite e, portanto, torna possível sentir uma sensação de saciedade . Com poucas calorias, esse vegetal é ideal quando você deseja manter a linha.

Finalmente, o ferro contido neste vegetal ajuda a combater o risco de anemia .

Espinafre: quais são as contra-indicações?

Para pessoas propensas a pedras nos rins , é aconselhável limitar o consumo de alimentos ricos em oxalato, como espinafre.

Finalmente, se estiver tomando medicamentos anticoagulantes , é recomendável procurar o conselho do seu médico para saber a quantidade de alimentos ricos em vitamina K, é aconselhável consumir.

Idéias saborosas da receita com espinafre

Para este gratinado, você precisa de:

1 ramo de espinafre.
1 dente de alho.
Creme fresco.
Manteiga.
Queijo parmesão ralado.
Pão ralado.

Preparação .

Cozinhe o espinafre em água e deixe escorrer bem.

Em seguida, doure-os em uma panela com manteiga e alho picado. Se o espinafre tiver retornado água, escorra-o novamente .

Pegue um prato gratinado e arrume o espinafre. Misture com crème fraîche (para a quantidade, depende do seu gosto). Polvilhe com farinha de rosca e adicione uma boa dose de queijo parmesão ralado.

Volte-se para castanho no forno durante 15 minutos.

Costeletas de frango com limão, alho e espinafre

Para este prato, os ingredientes necessários são:

2 costeletas de frango (de preferência com etiqueta vermelha).
2 colheres de sopa de azeite.
1 dente de alho.
1 cebola.
Caldo de legumes de 250 ml.
500 g de espinafre fresco.
1 limão.
125 ml de creme de leite fresco.
Uma pitada de sal e pimenta .

Preparação .

Comece descascando a cebola e o alho e pique os dois ingredientes. Em seguida, lave o espinafre e escorra-o (em um girador de salada para remover toda a água).

Pegue uma frigideira e despeje duas colheres de sopa de azeite. Cozinhe a cebola e o alho em fogo baixo até dourar (cerca de 10 minutos). Assim que estiverem macios, retire-os do fogo e reserve-os em uma tigela.

Na mesma frigideira, cozinhe as costeletas de frango por 2-3 minutos em fogo alto. Quando os dois lados estiverem coloridos, junte o alho e a cebola e umedeça com o caldo de galinha de 250 ml. Tampe e cozinhe por 15 a 20 minutos em fogo baixo.

Quando o tempo terminar, retire as costeletas de frango e reserve em um prato. Na frigideira, adicione o creme de leite e reduza por 2 minutos. Misture o espinafre, tampe e cozinhe por 5 minutos (até o espinafre diminuir). Misture, adicione sal, pimenta (de acordo com o seu gosto) e coloque em um prato .

Disponha as costeletas de frango no espinafre e sirva com fatias de limão, se desejar.

Fonte:toutvert