Início Comportamento Escrever à mão desenvolve o cérebro das crianças

Escrever à mão desenvolve o cérebro das crianças

1039
0

A tecnologia está cada vez mais tomando conta do mundo, tablets, notebooks, computadores e celulares é o lugar que mais se escreve atualmente. As crianças já nascem nesse momento tão tecnológico que muitas vezes esquecemos de estimula-lás a escreve à mão.

Estudiosos vêm cada vez mais analisando quais os impactos da falta de escrita manual no desenvolvimento do cérebro.

Com base nas análises de cientistas da Noruega, quando os indivíduos escreverem uma informação a punho, tendem a lembrar mais do assunto em comparação com as pessoas que somente digitam uma informação. Além disso, escrever com as mãos exige esforço e concentração no cérebro, e por isso, beneficiam ao processo de aprendizagem.

Nesse  artigo divulgado este ano no “The Journal of Learning Disabilities”, especialistas dizem que escrever à mão, formando letras, abrange o cérebro, tornando as crianças mais atenciosas  quanto a linguagem escrita.

A professora Larin James, da Universidade de Indiana, é uma das estudiosas sobre o assunto de caligrafia e o cérebro, mais precisamente do ramo infantil.  A estudiosa revelou que depois que as crianças aprenderam a escrever utilizando as mãos, os padrões de acionamento do cérebro em retorno às letras despontaram maior intensificação daquela rede de leitura, e isso aconteceu, mesmo com as crianças que se encontram em  aprendizado  inicial na caligrafia.

“As letras que elas produzem são muito bagunçadas e variáveis, e isso na verdade é bom para o modo como as crianças aprendem as coisas. Esse parece ser um dos grandes benefícios da escrita à mão”, explicou a professora.

Escreve a mão é bem mais do que isso, é uma garantia de muitos benefícios. Embora digitar seja uma coisa que as pessoas amam. Temos muitas maneiras de estimular a escrita à mão, como por exemplo tentar estimular a construção de textos por meio de histórias infantis, criando uma rotina anotando as tarefas diárias incluindo pequenos hábitos na rotina de adultos e crianças podemos conseguir aumentar a pratica da escrita com as mãos.  

O que vem acontecendo atualmente é uma grande disposição das pessoas de descartar a escrita à mão, mesmo sendo uma habilidade importante, especialmente para as crianças.

Este artigo foi publicado originariamente no site- Conexão boas noticias, e foi reproduzido adaptado por equipe do blog cantinho