O transtorno de ansiedade é caracterizado pelo excesso de preocupação ou apreensão sobre determinados assunto. Mas calma: sentir ansiedade ou medo é algo comum, o problema aqui está em sentir essas emoções em excesso.
Quais são os sintomas do transtorno de ansiedade?
Existe uma lista de sintomas, como a seguir:
- Dores de cabeça em excesso;
- Visão irreal de problemas
- Preocupações e medos excessivos
- Tensão muscular
- Náuseas;
- Cansaço extremo;
- Irritabilidade;
- Sudorese
- Dificuldade em manter a concentração
- Insônia
- Constante estado de alerta sem motivo aparente;
- Inquietação;
- Surgimento de tremores e espasmos
- Ficar facilmente assustado
- Tendência a desenvolver TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo).
Além desses sintomas, a pessoa pode apresentar dificuldades em relacionamentos, bem como muita insegurança que a prejudica no mercado de trabalho – como o medo de falar em público. Também podem desenvolver outros transtornos conjuntamente.
QUAIS AS CAUSAS?
A causa exata do não é totalmente conhecida, mas uma série de fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, como a genética, cérebro e o ambiente em que a pessoa está inserida.
Principais causas e grupos de risco:
A crise pode ser desenvolvida pelos seguintes fatores:
- Doenças: pessoas com doenças cardiovasculares possuem maior risco de ter transtorno de ansiedade. Bem como pessoas com hiper e hipotireoidismo, doença do refluxo gastresofágico e mulheres na menopausa.
- Traumas: pessoas que já passaram por algum trauma podem desenvolver crises de ansiedade, principalmente se não procuraram ajuda.
- Genética: Se você possui alguém com o transtorno na família, há uma maior probabilidade de ter o transtorno.
- Vícios: como cigarro, bebidas, e outras drogas. Eles podem desencadear crises.
Qual o tratamento?
O tratamento conta com profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras. Eles vão orientá-lo quanto ao melhor caminho. Entre esses caminhos há?
Medicamentos: Os medicamentos mais usadas são de curto prazo pois podem gerar dependência. São de uma classe de drogas chamadas benzodiazepinas.
Psicoterapia: É de extrema importância, pois é através desse atendimento que o paciente consegue identificar seus problemas e aprender a lidar com eles para diminuir ou até mesmo acabar com sintomas.
É NECESSÁRIO TRATAR?
Quando o paciente não trata o transtorno de ansiedade, acaba apelando para outras alternativas como drogas e bebidas alcoólicas. E isso gera inúmeros malefícios, incluindo aumento na intensidade de crises de ansiedade.
Além disso, o excesso de ansiedade pode levar à depressão.
Por isso é fundamental que você identifique o problema e trate ele com acompanhamento profissional.
Texto originalmente publicado em lysispsicologia e adaptado pela equipe do blog Educadores.