Início Bem estar Dormir ou não com os filhos?

Dormir ou não com os filhos?

210
0

Conheça as vantagens e desvantagens de dormir com os filhos

Todos aqueles que são pais enfrentam um grande dilema: é ou não conveniente dormir com os filhos? Acontece que muitas crianças choram em suas camas para serem consoladas ou, se forem mais velhas, levantam-se e vão para a cama dos pais em busca de companhia.

Diante desse cenário, alguns pais se perguntam: “Deixamos que ele durma conosco ou não?”. Muitos pais acabam aceitando que a criança fique na cama com eles para que continuem dormindo e não tenham que se levantar para colocá-lo na cama. Mas essa é a solução? Isso é o correto a se fazer?

A verdade é que existem muitas discrepâncias. As pessoas que estudam o relacionamento entre filhos e pais são divididas em dois grupos: as que apoiam os pais dormirem com os seus filhos e as que defendem que as crianças devem dormir sozinhas.

Vantagens de dormir com os filhos:

Proporciona o aleitamento materno noturno

Se um bebê dorme na cama com os pais, fica mais fácil para a mãe amamentar sem precisar se levantar. Desta maneira, você conseguirá descansar muito melhor e a amamentação será muito mais confortável.

Proporciona tranquilidade aos pais

Especialmente as mães se preocupam muito com o bebê durante a noite. Muitas, precisam levantar várias vezes durante a noite só para ter a certeza de que os seus filhos estão respirando. Quando os pequenos dormem com os pais, essa preocupação some, pois os filhos ficam pertinho e elas podem sentir cada movimento e gemidinho deles.

Crianças que dormem com seus pais dormem melhor e por mais tempo

Os bebês que dormem com os pais dormem de maneira mais confortável e por mais tempo. Quando eles acordam e percebem que os seus pais estão por perto, eles imediatamente caem no sono novamente, pois sabem que estão seguros. Porém, se eles estão sozinhos, por pura sobrevivência, eles choram para chamar a proteção dos seus pais.

Quando pequenos, as crianças não conseguem discernir que os pais estão dormindo em outro cômodo. Elas, instintivamente, acham que seus pais estão longe e ela está em perigo. Por isso se opõem a dormir sozinhas.

Quando adultos, eles possuem uma maior auto-estima

Dormir com pais faz com que a autoestima na idade adulta aumente. Além disso, diminui os problemas de comportamento e instiga a independência, embora atualmente não haja evidências científicas que confirmem isso.

Desvantagens de dormir com os filhos:

Os pais descansam menos

As crianças se mexem muito dormindo, chutando, acordando … Isso complica o descanso dos pais.

A intimidade do casal é afetada

Se a criança sempre dormir com os pais a intimidade do casal sofrerá mudanças. Apesar de que sempre há a opção de procurar outros momentos para ter essa intimidade e que não coincide com a hora de dormir.

Eles atrasam o desenvolvimento das crianças

Esta desvantagem se aplica para crianças maiores dos sete ou oito anos que ainda dormem com os pais. As crianças necessitam ter seu espaço e se acostumar com ele.

A criança se torna emocionalmente dependentes dos pais

Quando os filhos dormem com os pais, eles se tornam emocionalmente dependentes deles e não desenvolvem sua independência e autonomia da maneira que deveriam.

A conclusão é que o mais sensato é que dormir ou não com os filhos é uma decisão única e exclusiva dos próprios pais. O que os pais querem e se sentem confortáveis ​​fazendo será a coisa certa a fazer, principalmente se funcionar para eles.

Fonte: eresmama