Início Beleza Cultive a sua própria esponja vegetal e nunca mais use esponjas de...

Cultive a sua própria esponja vegetal e nunca mais use esponjas de plástico

947
0

Saiba como plantar a bucha

Ao invés de usar uma esponja de plástico na hora do banho ou para lavar a louça, cultive a sua própria esponja vegetal.

A planta que é conhecida como bucha, é um tipo de trepadeira pertencente à família do pepino e das abóboras, e o seu fruto, quando totalmente seco, é usado na fabricação de produtos de banho e limpeza.

A bucha pode ser facilmente cultivada. “É preciso algum tipo de estrutura de suporte para ela, mas isso será o que de mais complicado haverá envolvido. Cultivam-se como as courgettes”, disse Bev Todd, membro da fundação National Trust, no Reino Unido. “Muitas pessoas pensam que a lufa é uma esponja do mar, mas trata-se, de facto, do fruto da Luffa cylindrica.”

Uma das principais vantagens em utilizar a esponja natural, é o facto de ela ser natural e biodegradável, ao contrário das esponjas sintéticas.

Para produzir estas esponjas, é necessário aguardar os frutos, que ficam pendurados na planta e colhe-se quando a pele estiver acastanhada. Posteriormente, retira-se a casca, revelando o interior fibroso do fruto. Então, o fruto, já descascado, é lavado e neste processo são-lhe removidas as sementes.  Depois disso, espera-se secar.

A National Trust está cultivando estas plantas na propriedade de Knightshayes e realizou, recentemente, a sua primeira colheita.

No total, até então, 30 frutos foram cortados, formando cerca de 50 esponjas, que estão sendo utilizadas pelos funcionários e voluntários da fundação para lavar a louça. Além disso, as esponjas que vierem a sobrar serão vendidas na loja da fundação.

“Esperamos que o que estamos a fazer em Knightshayes inspire outras pessoas a pensarem em formas criativas e simples de reduzir o impacto quotidiano que temos no ambiente”, declara Bev Todd.

Saiba como plantar a esponja vegetal:

Será necessário:

– 1 jardineira quadrada com as seguintes medidas: 50 cm x 50 cm x 50 cm

– 1 tesoura para podar

– Terra preta bem adubada

– 3 sementes de Luffa cylindrica (bucha/ esponja vegetal)

O que fazer agora?

Primeiramente cave um buraco de dois a três centímetros no centro da jardineira e coloque ali três sementes da planta. Depois cubra as sementes com terra preta.

Agora é necessário regar o solo e deixar a jardineira exposta ao sol. É importante que o plantio seja realizado no início da primavera. Assim que se iniciar o verão, é necessário colocar um suporte próximo à trepadeira, pois os caules dela irão expandir-se muito rapidamente.

Depois de um ano, ou seja, no próximo verão, a bucha já estará pronta para ser colhida. Então, use a tesoura para cortar o cabinho no qual ela fica presa. Tome muito cuidado, pois ao arrancar com a mão, de qualquer jeito) você poderá danificar a planta.

Após retirar a bucha, deixe-a em um local seco e fresco, sob uma folha de jornal. Alguns dias depois as sementes irão se soltar naturalmente. Se sobrar alguma semente basta bater a bucha para que as que ficaram se soltem. Guarde-as (sementes) e repita o processo.

Dica

Na hora de colher a bucha, repare bem a casca. Ela só estará pronta para colheita quando o tom estiver em amarelo-castanho. Tome muito cuidado com a quantidade de água na hora de regar, pois se encharcar o solo, o excesso de umidade pode ocasionar a proliferação de fungos.