Início Comportamento Crianças que sempre questionam as coisas serão adultos mais bem sucedidos

Crianças que sempre questionam as coisas serão adultos mais bem sucedidos

276
0

Muitos adultos se incomodam com os questionamentos da crianças, e às vezes até associam com falta de educação. Mas a curiosidade e o espírito questionados tem lá sua svantagens, e inclusive traz benefícios para a vida adulta daquele ser em desenvolvimento.

Crianças que questionam as regras, que questionam o “certo” e o “errado”, estão adquirindo um senso crítico e provavelmente permanecerão assim para sempre, até a idade adulta. Isso é bom, pois faz com que não aceitem facilmente o que os outros dizem como regra, mas sim procuram criar uma lógica por trás de todos os fatos.

A renomada psicóloga clínica Kelly M. Flanagan diz que os pais muitas vezes sofrem com essas características das crianças, pois é difícil responde-los à altura. Sentem falta da inocência dos pequenos, quando era mais fácil enrolar eles com respostas simples e bobas.

Quando as crianças discutem sobre argumentos com os pais, é importante perceber que ela não está lhe desafiando, e sim tentando encontrar a lógica por trás daquilo. Ela quer entender melhor as coisas.

No que isso resulta? Em pensamento crítico! O pensamento crítico é muito importante no ser humano. É uma das características mais fundamentais na vida adulta. Uma criança que vai desenvolvendo o pensamento crítico consegue debater e ser mais justo quando crescer.

Busque acordos, faça negociações

É necessário aprender a lidar com as crianças quando ela tem essa personalidade mais questionadora. Pois se não souber lidar com ela, isso acaba se tornando uma característica negativa para todos.

Tente não entrar numa luta com seu filho. Não dispute poder com ele. Entenda que você, como pai e mãe, é quem de fato é a autoridade ali. Não precisa disputar aquilo que você já tem, certo? Isso apenas iniciaria uma briga desnecessária.

Apenas converse. Responda o que a criança lhe pergunta. Quem lhe disse que nós, adultos, não podemos aprender com os pequenos? A ideia de que sabemos tudo, e que tudo que a gente acredita é o melhor e ponto final é uma mera ilusão. As crianças tem muito a nos ensinar. Precisamos deixar que eles façam isso, e assim tenham seu senso crítico estimulado – claro, sempre com respeito e educação.

Lembre-se: a criança que muito questiona, tende a ser um adulto de sucesso. Não estrague esse potencial do seu filho, pois estará estragando também o futuro dele.

Texto originalmente publicado em elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.