Início Bem estar Crianças que crescem com os avós são mais seguras e felizes

Crianças que crescem com os avós são mais seguras e felizes

1796
0

Entenda a importância dos avós na vida de uma criança

As crianças que tem a oportunidade de crescer pertinho dos seus avós têm muita sorte. Graças a esta relação, elas amadurecem com mais dinâmicas afetivas, mais fortalecimento emocional e crescem com as lindas memórias que os acompanharão por toda vida.

Porém, isso não que dizer de maneira alguma que se nossos filhos crescerem sem estarem pertos dos avós, eles serão infelizes. Trata-se apenas de entender que a infância oferece a oportunidade irrepetível onde há um maior número de estímulos, atenção e vínculos relacionados com o amor incondicional, o que resulta posteriormente em uma maior maturidade emocional.

Os pequenos que ficam sob os cuidados dos avós, em vez de na creche, se tornam mais fluentes na linguagem e mais seguros emocionalmente.

D nascimento até os 3 anos, a maior necessidade da criança é a proximidade da mãe e do pai. É o primeiro meio social e afetivo que a criança consolidará o seu desenvolvimento cerebral e emocional.

Quando a criança começa a interagir com o ambiente, mexendo em objetos, caminhando, tocando e começando o seu processo comunicativo, a presença dos avós é um verdadeiro tesouro de benefícios.

Precisamos ser realistas, pois os avós possuem uma energia admirável e veem a chegada dos netos como uma forma de rejuvenescer ao adquirir um novo papel incrível na família.

Já não interessa a criação, impor regras e regulamentos. O papel dos avós não é esse e você também não quer que seja.

O cuidado dos avós envolve uma criação permissiva, que acompanha o perfume da baunilha, com o calor das tardes de primavera e com o sabor das comidas preferidas das crianças.

Cada momento desta relação atua como um estimulante linguístico de nossos filhos, algo que, como já mencionamos, eles não conseguem obter da mesma maneira indo a uma creche.

Os avós se relacionam com os netos constantemente. Quase sem perceber, eles se tornam arquitetos poderosos de suas habilidades de comunicação.

Neste mundo caótico e cheio de obrigações para com as mães e os pais, os avós possuem uma virtude fenomenal: vivem sem tanta pressão e sabem aproveitar o “aqui e agora”.

Algo que não podemos deixar de lembrar é que os avós são pessoas com espírito jovem que sentem vontade de experimentar, de viver, de continuar a acrescentar experiência.

A vida ensinou-lhes o que é verdadeiramente importante. Eles sabem que o legado que deixam aos netos é mais importante do que qualquer bem material: o essencial é deixar uma marca emocionalmente positiva e maravilhosa na vida deles.

Os avós se deliciam com os momentos, com o presente e fazem os seus netos perceberem o mundo de maneira diferente: como um inseto sobe numa flor, como as gotas de chuva caem pela janela ou como aquele pedacinho de chocolate derrete sobre o copo de leite quente…

Tudo é fantástico e em todo momento se tem uma cumplicidade maravilhosa que proporciona às crianças um aprendizado único: o da felicidade simples, sem artifício, sem falsidade.

Crianças que são amadas, valorizadas e respeitadas se tornam adultos mais felizes porque desenvolvem um bom autoconceito e possuem uma melhor auto-estima.

Os avós contribuem de maneira fundamental para que sejam pessoas sólidas e otimistas, com aquela sabedoria e postura capazes de iluminar o coração de todos ao seu redor.

Sendo assim, não hesite a presença dos avós na vida dos seus filhos! Seus pais são feitos desse material: afeto imaculado e amor incondicional. Favoreça esse vínculo!

Fonte: eresmama