Início Bem estar Conheça os truques dos japoneses para que seus filhos não sejam preguiçosos

Conheça os truques dos japoneses para que seus filhos não sejam preguiçosos

416
0
Japanese mother and son praying

Quem não se preocupa com a educação dos filhos? É uma grande responsabilidade ensinar um ser humano a ser alguém integro, respeitoso e cheio de qualidades. Mas alguns conselhos podem lhe ajudar, como é o caso dos truques que os japoneses utilizam pra poder garantir que os filhos sejam menos preguiçosos. Quer conhecer?

Truques do japonês para que seus filhos não sejam preguiçosos

Atribuir tarefas

Dependendo da sua idade, as tarefas devem ser mais simples ou mais complexas. No entanto, você precisa dar às crianças tarefas diárias. Isso pode variar de escovar os dentes, organizar brinquedos, arrumar a cama, colocar a roupa suja na cesta e fazer o dever de casa.

Tempo determinado

Os japoneses realizam a mesma tarefa no mesmo horário todos os dias. Com essa rotina, eles fazem com que os pequenos façam a atividade sozinhos, depois de um tempo. Da mesma forma, isso não será mais visto como uma imposição ou um trabalho que exige muito esforço, pois passa a fazer parte do dia a dia.

Reconhecimento

O reconhecimento é vital para que o pequeno tenha consciência de que está fazendo as coisas corretamente. Isso não quer dizer que você deva dar um prêmio a cada dia que ele fizer a cama, pois assim as crianças vão começar a fazer as coisas só para ter uma recompensa e, quando não houver recompensa, vão parar de executá-las. O reconhecimento refere-se a dizer coisas como “obrigado”, “você se saiu bem”, “você melhorou sua técnica em comparação com a semana passada”.

Perseverança

Os pais exigem que seus filhos façam tarefas constantes. A perseverança serve para fortalecer a rotina.

Faça-os entender por que é bom para ele fazer o dever de casa

Quando você explicar a seus filhos a importância de fazer a lição de casa, eles compreenderão a importância do autocuidado. Assim, eles vão adquirir argumentos para realizá-los porque há uma razão e não por obrigação.

Evite frases e palavras negativas

Um  feedback negativo pode ter um impacto muito ruim no comportamento dos pequenos, a ponto de desmotivar. Quando algo é expresso de forma negativa, as crianças podem ser marcadas e chegar a pensar que não são capazes de fazer algo. Mais tarde, isso pode afetar sua percepção de si mesmos e até mesmo seu desenvolvimento pessoal.

Passe tempo com seus filhos

Ao estar com os pequenos e compartilhar momentos com eles, além de criar mais vínculos com eles, fica mais fácil levá-los a realizar algumas tarefas, além de ter mais admiração pelos pais e respeitá-los com maior freqüência. Falar com eles e se preocupar com o que é importante para eles é extremamente importante.

Seja um exemplo

Outro truque dos japoneses para que seus filhos não sejam preguiçosos é ser um bom exemplo a seguir. Os adultos podem ajudar na realização de tarefas e ensiná-los que o trabalho em equipe é sempre melhor.

Esperamos que essas dicas dos japoneses seja util para você! Tem alguma que você já pratica?

Texto originalmente publicado em econsejos e adaptados pela equipe do blog Educadores.