Início Bem estar Conheça os melhores chás para dormir bem

Conheça os melhores chás para dormir bem

270
0

Conheça as melhores ervas para ter uma boa noite de descanso

Você sabe quais são os melhores chás para dormir bem? Você já experimentou vários tipos e eles parecem não funcionar? É possível que você esteja preparando o chá de maneira errada.

É normal recorrermos aos saquinhos de chás que são vendidos no supermercado e não há nada de errado nisso se soubermos como prepará-los. Nesse sentido, é fundamental consultar as instruções que ficam na caixa.

É importante lembrar que os chás de mercado são bebidas naturais inofensivas, razão pela qual você pode consumi-los sem ter que consultar um médico.

Como os chás para dormir devem ser preparados?

Os melhores chás para dormir são os que ajudam a acalmar o corpo e, assim, facilitam o sono e o adormecimento.

Ao contrário do que a maioria pensa, estes chás não devem ser preparados logo antes de ir dormir, mas sim pelo menos uma hora antes do horário em que você pretende se deitar.

Primeiramente, é necessário ferver 250 ml (1 xícara) de água. Quando a água atingir o seu ponto de ebulição, você deverá desligar o fogo e deixar o saquinho em infusão na água.

Agora vem a parte mais importante: o tempo. Observe na caixinha do chá o tempo necessário para o saquinho ficar na água e respeite este tempo. Desta forma, será aproveitada as propriedades do chá e, além disso, poderemos desfrutar de um sabor mais intenso.

O ideal é não usar adoçantes ou açúcares. Portanto, você pode adicionar um pouco de mel se desejar. Outra parte essencial do processo é saber escolher as ervas certas para preparar os chás.

Melhores chás para dormir tranquilamente

Bebidas quentes, como os chás, possuem um efeito calmante sobre o corpo e geram uma sensação de alívio, em termos gerais.

Agora confira quais as ervas que o ajudarão a dormir melhor:

1 – Valeriana

A valeriana é uma das ervas mais importantes para o tratamento de insônia. Possui um efeito sedativo que regula a ação das células do sistema nervoso, o que diminui consequentemente a ansiedade.

2 – Camomila

A camomila possui ação tônica, vasodilatadora e antiespasmódica. Ela tem propriedades digestivas, carminativas e hepatobiliares. Age como um relaxante muscular e possui um grande poder anti-inflamatório.

3 – Passiflora

A passiflora é fonte de flavonoides e alcaloides. Ela também possui ácido gama aminobutírico, que atua como um neurotransmissor que ajuda a regular o tônus ​​muscular, enquanto relaxa os nervos.

4 – Erva-de-São-João

A Erva-de-São-João possui poder anti-inflamatório e contém vitamina C. Esta erva atua como um antidepressivo, já que é muito eficaz no tratamento de depressão leve a moderada e ansiedade.

5 – Melissa

A Melissa é famosa por ser uma das ervas mais eficazes no combate ao nervosismo e transtornos de ansiedade. Ela também auxilia na digestão e por isso é altamente recomendável beber uma xícara após a última refeição do dia.

Dicas para ter uma boa noite de sono:

Além de beber um bom chá, há algumas recomendações para uma noite tranquila de descanso:

Ter uma refeição leve à noite;

Deixar o seu quarto bem escuro;

Diminuir o consumo de bebidas que contenham cafeína;

Ir deitar sempre no mesmo horário;

Evitar o celular, computador e televisão antes de deitar;

Beber o chá escolhido ao menos uma hora antes de ir dormir, conforme já comentamos anteriormente;

Ir deitar assim que sentir sono. Esta atitude é muito importante para não sentir insônia posteriormente.

Fonte: portalraizes