Início Beleza Conheça e usufrua dos incríveis benefícios do óleo de gengibre

Conheça e usufrua dos incríveis benefícios do óleo de gengibre

369
0

Conheça os benefícios do gengibre para o seu organismo

Definitivamente, “desde que o mundo é mundo”, o gengibre tem sido utilizado na culinária de muitos países por seu sabor particular e pelas suas propriedades medicinais. Realmente, do ponto de vista medicinal, o gengibre é utilizado há muito tempo devido suas funções afrodisíaca, digestiva, analgésica, antibacteriana, hepatoprotetora e muitas outras funções.

Muitos consideram suas propriedades antioxidantes benéficas no tratamento do câncer, em especial quando combinadas com alho e açafrão.

Seu aroma cítrico e ligeiramente de cânfora e seu sabor picante, reservam a ele todas as suas propriedades aromáticas e o posicionam como um dos melhores e mais preciosos temperos. Perfeito para temperar carnes, aves, peixes e também para preparar chás, infusões, sucos e vitaminas.

Através desta raiz versátil, podemos obter um óleo usado para diferentes usos e que hoje vamos entender a como tirar proveito de todo o seu potencial.

Uma das suas principais funções é no alívio da dor. Reumatismo, artrite, osteoartrite, dores musculares … todas as dores causadas por estes problemas podem ser reduzidas com o uso tópico de óleo de gengibre, já que também promove a circulação sanguínea.

Essas incríveis propriedades analgésicas também são utilizadas na aromaterapia, pois o óleo de gengibre pode auxiliar nas dores de estômago e outras patologias do sistema digestivo, como náuseas e vômitos.

Vamos entender agora como preparar este remédio caseiro eficaz e natural! Confira:

Pegue o gengibre, lave e corte em fatias finas. Você também pode ralar o gengibre para um resultado mais concentrado (cerca de 40 gramas).

Em um recipiente, despeje ½ litro de azeite e adicione o gengibre.

Coloque no forno por 2 horas a 60º.

Tire do forno e deixe esfriar até atingir a temperatura ambiente.

Coe com um filtro bem fino (nenhum resíduo de gengibre deve permanecer no óleo).

Guarde em uma jarra com uma tampa bem vedada em local fresco e seco. Dessa forma, você pode usá-lo de 4 a 5 meses.

Como usar o óleo de gengibre?

Uso culinário: o óleo de gengibre pode ser utilizado para dar sabor às refeições e melhorar o sabor dos pratos. Após o preparo, use-o na cozinha por apenas um mês.

Para cabelos: o óleo pode ser muito benéfico para cuidar do cabelo e promover o crescimento. Combate a caspa e aumenta a circulação sanguínea no couro cabeludo.

Para usar o óleo nos cabelos, basta molhá-los e, antes de aplicar o shampoo, coloque algumas gotas na mão e massageie todo o couro cabeludo por alguns minutos. Depois lave como de costume.

Sinusite, dor de garganta: Os efeitos expectorantes do óleo de gengibre irão ajudar a descongestionar as vias aéreas e a aliviar a dor de garganta.

Coloque 3 gotas de óleo de gengibre em um pano higienizado ou pedaço de algodão e inspire por alguns minutos.

Dores musculares e articulares: coloque algumas gotas de óleo de gengibre nas áreas doloridas e massageie de maneira suave.

Circulação sanguínea: para melhorar a circulação sanguínea, especialmente nas pernas e pés, é recomendado misturar algumas gotas de óleo de gengibre no creme corporal que você usa e massagear por alguns minutos assim que acordar. Porém, é importante destacar que, após passar este óleo na pele, você deve evitar contato com os raios solares.

Fonte: naxio