Início Curiosidades Conheça a hipersônia: distúrbio que faz com que a pessoa durma muito...

Conheça a hipersônia: distúrbio que faz com que a pessoa durma muito e continue com sono

2620
0

Sono além do normal

Existe um distúrbio chamado de hipersônia, caracterizado pelo sono excessivo.

Pessoas que sofrem com a hipersônia sentem muito sono, sendo, na maioria dos casos, 25% mais do que o comum. Além disso, elas podem pegar no sono a qualquer momento, não importando o lugar ou a situação.

Estudos estipulam que cerca de 40% da população mundial já sofreu ou irá sofrer com este mal.

Além do sono em excesso, pessoas com hipersônia manifestam sintomas ligados à falta de sono, como falta de energia, raciocínio lento e dificuldade em se concentrar, mesmo que elas tenham dormido por um tempo considerado sadio.

Pessoas consideradas saudáveis manifestam quadros de hipersônia quando, por exemplo, tem noites mal dormidas ou quando realizam muito esforço físico, porém é considerável normal desde que isso não persista por muito tempo. Quando a hipersônia começa a ser frequente, sua origem pode ser:

Narcolepsia;

Alcoolismo;

Problemas genéticos;

Uso de tranquilizantes em demasia;

Traumas neurológicos;

Obesidade;

Apnéia obstrutiva do sono.

A hipersônia pode ser diagnosticada através de exames clínicos, onde o profissional da saúde realiza uma investigação minuciosa do histórico do paciente. Os principais exames que poderão ser solicitados são: exame sanguíneo, polissonografia, tomografia craniana e eletroencefalograma.

Após o diagnóstico, o tratamento pode ser realizado através de diversas formas, como: uso de estimulantes, mudança de hábito, uso de antidepressivos, evitar bebidas alcoólicas e cafeína, fixar um horário para dormir, entre outras coisas.

É importante ressaltar que qualquer medicamento que esteja sendo utilizado seja informado, pois o mesmo pode estar causando episódios de sonolência diurna e até insônia.