Início Destaque Como lidar com a solidão longe do seu país, longe dos familiares...

Como lidar com a solidão longe do seu país, longe dos familiares e amigos?

135
0

Como lidar com a solidão morando sozinho, longe dos familiares e amigos?

Como lidar com a solidão morando no exterior?

A expatriação é geralmente uma experiência enriquecedora a nível pessoal. Às vezes, no entanto, a experiência é marcada pela solidão e isolamento. Como lidar com a solidão no exterior? Quais são as maneiras de enriquecer seu círculo de amigos?

Algumas ideias.

Encontrar atividades, a melhor maneira de evitar a solidão

Você tem um hobby? Quer se trate de desporto, música ou lazer criativo, procure uma associação ou colectivo onde possa praticar a sua actividade preferida. Além de se divertir, você certamente fará novos conhecidos.

Para viver com alguém

Se você tem espírito aventureiro e foi para o exterior sozinho, optar por um companheiro de quarto é uma excelente forma de lutar contra o isolamento. Você sempre terá um pouco de companhia no dia a dia e poderá fazer novas amizades.

Para que a experiência seja conclusiva, reserve um tempo para discutir com os moradores das locações que você visita. Isso permitirá que você tenha uma ideia da personalidade de seus futuros colegas de quarto em potencial e determine se é provável que concorde com a sua.

Pequeno bônus: além de evitar o isolamento, morar em um apartamento compartilhado permitirá que você economize no aluguel. Um elemento interessante quando você é estudante e/ou planeja se estabelecer em uma cidade onde o custo de vida é relativamente alto.

Participe de eventos organizados na cidade

O desenvolvimento das tecnologias de comunicação facilitou as trocas entre os indivíduos. Se oferece meios de comunicação à distância, também possibilita aproximar as pessoas, principalmente na cidade. Acesse os sites, aplicativos do seu município para conhecer a lista de eventos organizados ao longo do ano. Se algum deles lhe interessar, não hesite em participar e inscrever-se. Sites dedicados a passeios amistosos também estão se desenvolvendo cada vez mais, como o site City Socializer , que permite a participação em vários eventos ao redor do mundo.

Últimas pistas a seguir, eventos organizados pela sua universidade se for estudante ou organizados pela sua empresa se trabalhar.

Aprofunde seu conhecimento da língua do país

Uma das melhores maneiras de evitar o isolamento é falar a língua do país onde você quer se estabelecer. Abrace totalmente a cultura e o idioma do país de expatriação, fazendo aulas e/ou oferecendo a si mesmo um método linguístico. Uma vez lá, sua integração será mais fácil porque você poderá se comunicar.

Não perca o contato com seus entes queridos

Gerenciar melhor a solidão também envolve manter contato com sua família e amigos. Verifique-os regularmente, seja ligando para eles (levando em conta a possível diferença de horário, é claro) ou usando um dos muitos sistemas de mensagens instantâneas disponíveis no mercado de telecomunicações.
Conversar com eles fará bem, aumentará seu bom humor e limitará suas saudades. Quanto melhor você estiver, mais aberto estará ao seu novo ambiente e novos encontros.

Domar sua solidão

A solidão nem sempre é uma coisa ruim quando é ocasional. Aproveite este último para se dar pequenos prazeres. Leia em um parque, coma seu doce favorito em um lugar que você gosta, visite um museu, mime-se com um tratamento de beleza, etc. : não há mal nenhum em fazer o bem a si mesmo e pensar apenas em si mesmo às vezes. Esses momentos solitários são muitas oportunidades para recarregar as baterias.

Para encontrar lugares que você gosta, não há segredo, você terá que aproveitar o tempo para explorar sua nova cidade de cima a baixo e mergulhar nela.