Início Bem estar Como evitar que as crianças mintam

Como evitar que as crianças mintam

252
0

É mais do que claro que nenhum pai ou mãe quer educar uma criança mentirosa, certo? Mas você já parou pra pensar no que DEVE fazer para que evite que os filhos cresçam mentindo? É automático que os pais pensem que mentir é errado, e que os filhos não serão assim. Nenhum mentiroso diz ser mentiroso, não é? Será que você está sendo exemplo? É o que vamos descobrir!

As mentiras infantis começam a ocorrer a partir dos 7 anos de idade , e a partir desse momento as crianças começam a contar mentiras para obter um benefício. Antes disso, é normal que crianças criem mentiras bobas, confundindo realidade com fantasia, etc. Mas é importante tomar cuidado, e não pensar que isso acontecerá sempre, pois quando você se der conta o seu filho já estará grande e com o hábito de mentir para benefício próprio – um problema!

Como posso evitar que meu filho minta?

1. Seja um exemplo

À medida que as crianças crescem, aprendem a falar por imitação e repetição, pois é o que observam em casa. No entanto, os filhos durante o seu crescimento começam a adotar as atitudes e comportamentos dos pais, por isso devem dar o exemplo para os filhos para que não mintam.

Importante lembrar que aqui o que mais importa é a AÇÃO. Ser exemplo não é apenas falar para seu filho que mentir é errado, mas principalmente mostrar isso com atitudes. Tanto para este caso das mentiras, como para qualquer outra lição que queira ensinar: seja sempre exemplar.

2. Faça com que ele se sinta apoiado

A origem de suas mentiras pode ser derivada de uma irregularidade em sua rotina, como abuso ou bullying na escola são alguns casos em que crianças mentem.

Nesses casos, você deve fazer com que a criança se sinta tranquila e entender que vocês, como pais, dão a ela todo o apoio de que ela precisa.

3. Seja compreensivo

Quando a criança se aproxima para contar seus problemas, ela deve ignorar por um momento seu papel de mãe e tornar-se sua amiga, pois assim poderá ouvir quais foram os motivos pelos quais a criança mentiu. Além disso, quando a criança terminar, explique como a honestidade é importante.

4. Ensine-o a assumir suas responsabilidades

Em alguns casos, as crianças recorrem a mentiras para evitar suas responsabilidades. Também é importante que você mostre a seu filho como é importante cumprir suas responsabilidades e também aprender a identificar suas prioridades.

Texto originalmente publicado em menteasombrosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.