Início Bem estar Como entender que um adolescente tem depressão: 5 sinais de alerta

Como entender que um adolescente tem depressão: 5 sinais de alerta

1009
0

A depressão pode se manifestar de várias formas, e é cada vez mais importante que nós saibamos identificar os sinais para que possamos ajudar quem está ao nosso redor. Quando o assunto são adolescentes – principalmente filhos – se torna imprescindível que estejamos prontos para combater o problema ao lado deles.

Vamos entender os sinais de alerta?

Estado deprimido dura mais de duas semanas

O mau humor é peculiar a cada um de nós, mas geralmente passa em algumas horas ou, no máximo, em alguns dias. Se em um adolescente durar duas semanas ou mais, você deve consultar um especialista.

Distúrbio de apetite

Esse sintoma geralmente se manifesta da seguinte forma:

  • o apetite desaparece completamente – você não pode forçar um adolescente a comer nem um pedaço;
  • aumento do apetite – o adolescente de repente começou a comer tanto e indiscriminadamente.

O adolescente se cansa rapidamente, é difícil para ele se concentrar na escola ou no trabalho

É difícil para um adolescente que tende à depressão tomar decisões, leva mais tempo para entender ou lembrar de algo. É difícil falar, a fala torna-se intermitente, com longas pausas. Depois de estudar e de qualquer trabalho, ele se cansa rapidamente e faz longas pausas para descansar.

Neste caso, fique alerta. Pode ser um comportamento normal da fase, mas também pode não ser.

Perda de interesse pela vida

Os amigos de um adolescente desaparecem e ele não procura se comunicar, passa mais tempo em seu quarto. Alguns pais não dão importância a isso ou tratam a situação de forma paradoxal. Essa reação é bastante comum, mas você só precisa olhar atentamente para o seu filho para perceber que ele não está apenas triste, mas por algum motivo uma verdadeira depressão começou.

A perda pelo interesse pela vida é algo preocupante. Não negligencie.

Distúrbios de sono

Frequentemente, na adolescência, eles vão para a cama muito tarde. Os pais ficam indignados com o fato de “o regime ter se desviado”, “de novo a noite toda no computador” e veem más inclinações em tal comportamento. No entanto, vale a pena pensar sobre o motivo desse fenômeno.

 Talvez um adolescente gaste tempo em um gadget na esperança de se livrar de pensamentos obsessivos em sua cabeça. Também é possível que ele esconda a insônia, pois em nosso tempo não é necessário ficar sentado em frente ao monitor até de manhã, basta usar o telefone deitado na cama.

Você precisa ser extremamente cuidadoso, monitorar cuidadosamente seu filho e lembrar que na adolescência, na presença de depressão, podem surgir pensamentos suicidas . A principal tarefa dos pais é perceber a tempo que algo está errado e buscar a ajuda de um especialista.

Texto originalmente publicado em kreativlife e adaptado pela equipe do blog Educadores.