Início Comportamento Como ensinar seu filho que ninguém pode tocar seu corpo.

Como ensinar seu filho que ninguém pode tocar seu corpo.

2859
0

A educação sexual é uma parte vital dos cuidados com o corpo de cada indivíduo, principalmente quando se trata de crianças e adolescentes.

Ao longo da história, a humanidade usou o conhecimento sobre sexualidade para entender melhor as relações entre os seres humanos. É por isso que vários especialistas recomendam incutir educação sexual desde tenra idade nas crianças para ensiná-las a cuidar de seu corpo .

Ao receber informações reais sobre sexualidade, o corpo humano e as mudanças resultantes do crescimento, crianças e adolescentes podem se defender do toque e da abordagem errôneos de outras pessoas. Evitando assim o abuso por outras crianças ou adultos.

Embora, para alguns pais, conversar sobre sexo com os filhos represente uma conversa incômoda e preferível de evitar. É necessário assumir o papel de guia e cuidador para fornecer às crianças as ferramentas necessárias para sua defesa.

Como ensinar seus filhos a cuidar do corpo

Ao ensinar seus filhos sobre sexualidade, é de vital importância destacar o direito de negar o toque ou a fricção de outras pessoas em qualquer área do corpo. Além de incutir um senso de respeito pelo corpo dos outros e deles.

Para garantir que as crianças entendam completamente essa importante conversa, é necessário ser honesto e direto com as crianças. Muitas vezes, os pais decidem usar apelidos para se referir a relações sexuais ou festas íntimas.

Embora essa decisão possa facilitar o trabalho dos adultos – especialmente se eles se sentirem preocupados com isso -, pode levar à confusão nas crianças. Portanto, é recomendável usar os termos corretos para explicar a importância de cuidar de todo o seu corpo.

Você também pode recorrer ao uso de material audiovisual adequado para a idade de seus filhos, que usa uma linguagem simples que facilita a compreensão do assunto. Mostrar-se aberto às perguntas e demonstrar confiança ajuda as crianças a entender melhor por que devem cuidar do corpo com toques inadequados.

Prevenir o abuso infantil

Ao educar as crianças sobre a importância de cuidar do toque de outras pessoas, ajudamos a impedir que indivíduos mal-intencionados tirem proveito de sua inocência. Uma vez que eles podem reconhecer a atitude suspeita e as situações que os cercam.

Para isso, devemos garantir o direito de recusar qualquer abordagem, carinho ou beijo que o incomode. Da mesma forma, evite forçar a criança a abraçar, beijar ou estar perto de pessoas que não gostam dele, mesmo que sejam parentes ou amigos íntimos. Só então ele pode ter controle sobre aqueles que interagem com ele e tentam tocar indevidamente ou se aproximar de seu corpo.