Início Comportamento Como detectar transtornos de ansiedade na infância

Como detectar transtornos de ansiedade na infância

309
0

Como podemos descobrir se uma criança sofre de ansiedade?

As crianças assim como os adultos podem ter sérios problemas de ansiedade, nervosismo e tesão, na realidade isso pode ser causado por diversos fatores e influencias internas e externas.

No caso específico das crianças, podem sentir estados de ansiedades por vários motivos, entre os quais podemos citar : os primeiros dias na escola, bem como a fase de adaptação e ficar longe dos pais nesse primeiro momento da vida, separação de membros da família, medo, tristeza por perdas de um ente querido. Etc. tais sentimentos e tensões podem ser superados como o passar do tempo com o costume da rotina , assim como pessoas adultas, as crianças superam.

Sabemos ainda que diferentes dos adultos , as crianças ainda não aprenderam a lidar com certos sentimentos, o que ocasiona em momentos de tensão na família devido o choro, medo de ficar sozinha, dificuldade para dormir, impaciência, irritabilidade, entre outros sintomas mais.

Conheça os sintomas mais comuns de transtorno de ansiedade:

Nervosismo constante

Um bebê e uma criança menor não apresenta tais sintomas , assim sendo, se sua criança está nesse estado constantemente, busque ajuda médica.

Dificuldades de concentração.

A criança se demostra sempre esgotada? A criança parece não ter animo para brincar, o que é incomum para a maioria dos bebês.

Sentimento constante de medo

A criança vem apresentando medo expandir e perdeu a curiosidade, parece estar com pânico em relação a determinados objetos, situações, lugares ou pessoas e isso vem interferindo no seu desenvolvimento normal? Busque ajuda de um especialista.

Distúrbios do sono

Dificuldade para dormir, custa a pegar no sono e tem medo de ficar sozinha? Ela tem acordado no meio da noite chorando e não quer ficar sozinha? Não despreze esses sintomas.

Comportamento de evitação

A criança demostra recusar definitivamente a manter contato com aquela situação que causa ansiedade , em situações como :  se está com Transtorno de Ansiedade de Separação, certamente procurará ficar em qualquer lugar longe de seus pais ou sair sem eles.

Desconforto físico

Quando a criança sente palpitações, desconforto no estômago, dores de cabeça, aumento da transpiração, pode ser indicativos que precisam ser levados à sério.

Preocupações excessivas com o futuro

A preocupação excessiva com o futuro e com os problemas de conflitos que acontecem dentro do seio familiar também podem acarretar e gerar sintomas de um Transtorno de Ansiedade.

Na infância, os Transtornos de Ansiedade , em regra são em casos de Separação e Fobia Social; contudo , uma criança está endo afetada por Transtorno de Ansiedade Generalizada. O mais indicado é procurara ajuda de um especialista para que a criança tenha um acompanhamento adequado para cada caso especifico, tendo em vista que esses distúrbios interferem no desenvolvimento natural de crianças e bebês.

Este artigo foi publicado originariamente no site- Vida Lucida, e foi reproduzido adaptado por equipe do blog cantinho