Início Curiosidades Comigo-ninguém-pode: Afasta energias negativas? Pode ser fatal?

Comigo-ninguém-pode: Afasta energias negativas? Pode ser fatal?

1148
0

Descubra algumas curiosidades sobre esta famosa planta

Você já ouviu falar da planta comigo-ninguém-pode?

De uma forma resumida, essa planta é famosa por ter algumas características bem peculiares e místicas. Em geral, esta planta é uma erva originada na Floresta Amazônica, mais especificamente da região da Colômbia e da América Central. Apesar disso, ela é mais vista especialmente na Costa Rica.

Porém, mesmo sendo muito usada nos jardins como planta ornamental, ela também amedronta as pessoas. Isso devido as suas toxinas perigosas, que podem trazer problemas sérios à saúde quando entram em contato direto com a nossa pele e mucosas.

Falando nisso, o nome “comigo-ninguém-pode” tem origem, exatamente, dessa sua característica bem perigosa.

Esta espécie pode atingir até dois metros de altura e ela possui algumas manchas brancas nas suas folhas.

Quais efeitos ela provoca?

Esta planta contém cristais de oxalato de cálcio, que são insolúveis e, por isso, podem penetrar nos tecidos da pele e resultam em lesões.

Além disso, se suas toxinas entrarem em contato com a língua, boca e garganta provoca grave inchaço, o que pode, inclusive, matar.

Se sua toxina chegar aos olhos, ela ocasiona lesões, como irritação, lacrimejamento e também fotofobia, que é o desconforto em locais com muita luz.

Em contato com a pele, ela provoca alergias e lesões cutâneas, como queimaduras e bolhas. Vale ressaltar que essa planta também possui efeitos negativos em cães e gatos.

Fatos relacionados à planta

Conforme Centros de Informações Toxicológicas no Brasil, em 2001, foram confirmados 75.293 casos de envenenamento com a planta no Brasil.

Nos Estados Unidos, a planta é considerada como a 4ª maior causadora de envenenamento. Inclusive, 85% desses casos ocorreram com crianças.

O poder místico e espiritual da comigo-ninguém-pode

A planta comigo-ninguém-pode é considerada uma planta mística e acredita-se que ela tem o poder de afastar energias negativas de qualquer ambiente.

Acredita-se também que ela age contra inveja, olho-gordo, mau-olhado e azar. Inclusive, ela é recomendada para proteger seu lar de visitas indesejadas.

Ela é uma planta forte, que atua fortalecendo as boas energias e eliminando as más. Ela proporciona um ambiente mais agradável, feliz e de positividade. Sendo assim, ela é indicada para decoração.

O recomendado é não cultivá-la diretamente no sol. A mantenha em locais com meia-sombra, ou em locais com sombra total. O solo deve ser rico em matéria orgânica. Ela necessita ficar em um local úmido.

Fonte: areademulher