Início Bem estar Cogumelos, a comida de ouro: cuida do cérebro e previne a demência...

Cogumelos, a comida de ouro: cuida do cérebro e previne a demência senil

58
0

Um grupo de pesquisadores descobriu que o consumo frequente de cogumelos é essencial para reduzir o risco de comprometimento cognitivo leve (MCI).

Comer cogumelos pode reduzir risco de perda de memória, diz estudo

A pesquisa indica que consumir três quartos de uma xícara de cogumelos por semana contribui para a preservação da capacidade cognitiva dos idosos.

O estudo foi conduzido por uma equipe de pesquisadores da Escola de Medicina Yong Loo Lin da Universidade Nacional de Cingapura.

Eles  afirmam  que o consumo desse ingrediente -mesmo em porções mínimas- tem grande impacto na saúde do idoso.

O estudo foi realizado entre 2011 e 2017 e contou com a participação de 600 pacientes com mais de 60 anos. Em seguida, foi destacado o impacto positivo da ingestão desse ingrediente no estado cognitivo dos participantes.

O QUE É MCI?

MCI, ou comprometimento cognitivo leve, consiste em um estágio intermediário entre o declínio natural relacionado à idade e aquele que leva à demência senil. Seu principal sintoma é a perda de memória e déficits de atenção, habilidades linguísticas e de visão.

O que os testes dizem?

Os vários testes incluíram entrevistas aprofundadas, análises médicas básicas e testes para medir os níveis de cognição, depressão e ansiedade. Por fim, foi realizado o teste neuropsicológico, que resultou no escore de demência.

Um resultado em que os cogumelos ocuparam o centro das atenções em suas diversas variedades, especialmente cogumelos shiitake, outros cogumelos e cogumelos dourados. Graças ao composto típico do cogumelo, a ergotioneína, peça fundamental para o cuidado do cérebro.

Além disso, os cogumelos contêm hericenone e erinazines, que são benéficos para a preservação das capacidades cerebrais. Pois ajudam a estimular a síntese de fatores para a regeneração dos nervos.

Texto originalmente publicado em ignisnatura e adaptado pela equipe do blog Educadores.