Início Comportamento Cobreiro: veja como se manifesta a doença que se ativa no corpo...

Cobreiro: veja como se manifesta a doença que se ativa no corpo quando o estresse é muito grande

1095
0

Você fica e/ou se sente estressada (o) com frequência? 

Saiba que esse é um problema que precisa ser levado muito a sério. Viver com um alto nível de estresse pode ativar um vírus em seu corpo e trazer várias consequências para a sua saúde.

Que vírus é esse?

Trata-se do varicela-zoster, o mesmo vírus que causa a catapora e o herpes-zoster (cobreiro), porém fica inativo no sistema nervoso por muitos anos. No entanto, após um tempo, devido à baixa imunidade, ele pode “despertar” e desencadear outra infecção. Como o estresse prejudica as defesas do corpo humano, acaba abrindo espaço para que o vírus volte a se manifestar. Com isso, começa a se multiplicar, causando lesões na pele, como bolhas, vermelhidão, sensação de formigamento, dor e coceira.

O problema pode acometer qualquer pessoa que já teve catapora, principalmente se estiver exposta em situações de estresse.

Como prevenir?

A única forma de prevenção é a vacina contra a varicela, aplicada em crianças até os 12 anos de idade. Mas como a baixa imunidade também é a responsável pela ativação do vírus, não custa nada investir em uma alimentação saudável, exercícios físicos e exposição ao sol.

Texto originalmente publicado em acurasaudavel e adaptado pela equipe do blog Educadores.