Início Ciência Cientistas “clonam” a fotossíntese para produzir mais alimentos

Cientistas “clonam” a fotossíntese para produzir mais alimentos

126
0

Algumas notícias boas também circulam! Uma equipe de pesquisadores conseguiu hackear a fotossíntese das plantas para ajudá-las a conservar água e aumentar a produção de alimentos. Ao adicionar proteínas e enzimas naturais ao processo, a iniciativa não só ajuda a economizar água, mas também a garantir que as lavouras continuem produzindo, mesmo em períodos desfavoráveis.

Não parece sensacional?

A pesquisa é  chamada de How to  Achieve Photosynthetic Efficiency, e foi conduzida pela Universidade de Illinois. ,

Sobre a fotossíntese: Fotossíntese é o processo no qual as plantas utilizam a luz para converter o dióxido de carbono em energia.

Por isso o estudo analisa cada etapa da produção de alimentos de forma a evitar desperdícios e oferecer safras mais generosas à população.

“Como uma linha de fábrica, as plantas são tão rápidas quanto as máquinas mais lentas. Identificamos algumas etapas e o que estamos fazendo é permitir que essas plantas produzam mais e acelerem as etapas mais lentas da fotossíntese ”,  explicou Patricia López-Calcagno, pesquisadora de pós-doutorado da escola associada da Universidade de Essex, uma das lideranças do esboço, projeto.

A pesquisa também sugere que as mudanças climáticas podem estar aumentando a frequência e a severidade das secas em regiões ricas em plantações, como a Califórnia. “Este estudo oferece uma oportunidade empolgante de alcançar um aumento de 20% no rendimento da colheita”,  comemorou o presidente da University of Illinois na University of Illinois for Crop Science and Plant Biology.

Texto originalmente publicado em nation e adaptado pela equipe do blog Educadores.