Início Bem estar Câncer em adultos com menos de 50 anos estão aumentando em todo...

Câncer em adultos com menos de 50 anos estão aumentando em todo o mundo! A causa provável?

141
0

Desde 1990, o número de cânceres de início precoce, ou seja, diagnosticados em adultos com menos de 50 anos, aumentou drasticamente em todo o mundo, de acordo com um artigo científico publicado na revista Nature Reviews Clinical Oncology , 6 de setembro de 2022. Para confirmar isso, os pesquisadores analisaram pessoas nascidas nas décadas de 1950 e 1960 e estudaram suas taxas de câncer a partir da década de 1990. Eles analisaram dados de 14 tipos de câncer, e perceberam que as doenças estudadas estavam aumentando em adultos com menos de 50 anos entre 2000 e 2012.

“Descobrimos que esse risco aumenta a cada geração ”, explica um dos pesquisadores, Shuji Ogino, patologista e epidemiologista do Brigham and Women’s Hospital em Boston , à ScienceAlert media . Ele acrescenta: “Por exemplo, as pessoas nascidas em 1960 experimentaram um risco maior de câncer antes de completar 50 anos do que as pessoas nascidas em 1950 e esperamos que esse nível de risco continue a aumentar nas gerações sucessivas”.

O objetivo dos pesquisadores era descobrir se o câncer de início precoce havia se tornado uma epidemia global emergente. De acordo com os resultados, a resposta é sim, principalmente desde os anos 90.

Qual o motivo pra isso estar acontecendo? A mudança em nosso estilo de vida, nosso meio ambiente… ou até mesmo nossa dieta e o aparecimento de alimentos ultraprocessados.

“Dos 14 tipos de câncer crescentes que estudamos, oito estavam relacionados ao sistema digestivo ”, disse o epidemiologista Tomotaka Ugai, da Harvard Medical School, ao ScienceAlert.

Fica então o alerta para que a nova geração dê um passo atrás e comece a cuidar mais da sua saúde, não é mesmo?

Texto originalmente publicado em ouest-france.fr e adaptado pela equipe do blog Educadores.