Início Bem estar A casa é o lugar mais importante onde qualquer criança cresce e...

A casa é o lugar mais importante onde qualquer criança cresce e se desenvolve

169
0

A casa, o lar da família, é o lugar mais importante para o desenvolvimento de uma criança. É o primeiro e único lugar que conhecerão por muito tempo, sendo extremamente importante para a sua saúde emocional.

E por essa razão é muito importante também que exista um equilíbrio emocional na casa. Você já havia parado pra pensar nisso?

As crianças são muito sensíveis ao ambiente. Tudo aquilo que é dito e até não dito abertamente deixa uma energia no local, e essa energia é absorvida pelos pequenos e afeta o desenvolvimento deles, tanto positivamente em casos bons – com alegrias, brincadeiras e etc – quanto de forma negativa, nos casos ruins – brigas, agressões, mentiras, fofocas, etc.

Por isso é muito importante que os pais, antes de se tornarem pais, reflitam juntos sobre a educação que vão querer dar aos filhos, pensando também nos seus próprios comportamentos dentro de casa, e não apenas nos valores e lições que querem ensinar a eles.

Os filhos, dependendo tanto dos pais, acabam os considerando seu exemplo. Por isso é importante que os pais compreendam que suas atitudes vão refletir, mais cedo ou mais tarde, na personalidade dos seus filhos. As relações dentro do lar, no ambiente familiar, é o que moldam as relações futuras daquela criança! Se ela não encontrar ali o amor e as suas necessidades atendidas, irá procurar em outros lugares mais tarde, levando-a para caminhos ruins.

Por isso é necessário que fiquemos atentos ao nosso lar. Está em harmonia? Estamos felizes? Ou estamos sempre brigando, com uma energia ruim no ar? Como será que nossas crianças estão lidando com esse ambiente? Pode não parecer de imediato, mas acredite: por mais que a criança aparente estar bem, ela está sentindo a energia no ar. Fique atento!

Texto originalmente publicado em elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.