Início Bem estar Caminhar na natureza faz bem ao cérebro, traz felicidade e combate o...

Caminhar na natureza faz bem ao cérebro, traz felicidade e combate o estresse

3298
0

A CAMINHADA PELA NATUREZA FAZ BEM AO CÉREBRO, SUA FELICIDADE E SEUS RELACIONAMNETOS

Seu cérebro ao andar – Inúmeras pesquisas expõem reflexões sobre os benefícios – físicos, espirituais, intelectuais – da caminhada, que constroem há séculos, manifestas em todos os tipos de culturas.

O filósofo Frederick Nietzsche argumentou que “todos os pensamentos verdadeiramente grandes são concebidos durante a caminhada”. Ainda que certamente seja fato para caminhadas mais curtas, a eficácia de uma caminhada longa e às vezes fisicamente intensa é que você para de pensar totalmente.

Confira alguns benefícios da caminhada:

Aptidão cardiovascular e resistência
Ossos mais fortes
Maior força nas pernas
Ótima atividade para fazer com amigos
Diminuição de estresse, especialmente se feito entre a natureza
Custo-beneficio
Melhora o humor
Reduz riscos de doenças
Fortalece o sistema imunológico

A grande sacada é controlar a respiração enquanto caminha, atente-se para a respiração de modo que inspire liberando ar do seu corpo , tente sincronizar seus passos com sua respiração, assim será mais fácil manter o corpo em equilíbrio.

Use roupas adequadas e sempre consulte um médico se você vive uma vida sedentária por muitos anos, vale a pena checar as articulações para evitar possíveis lesões.

Saiba que a caminhada vai contribuir para uma saúde mental, emocional e espiritual , e seu desempenho para se relacionar e aprender estarão fortalecidos.

Comece devagar para não provocar lesões, respeitando os limites do seu corpo e de sua rotina, não adianta correr muito nas primeiras semanas, pois seu corpo vai sentir os efeitos do esforço já que não está acostumado.

Prefira caminhar na natureza, como por exemplo, bosques, praias ou lugares arborizados na cidade, isso promove uma sensação de leveza e grande ajuda contra o estresse do cotidiano.