Início Curiosidades Benefícios das azeitonas para a saúde

Benefícios das azeitonas para a saúde

818
0

Que a azeitona não é a queridinha de muita gente nós sabemos. Por muitos ela é indiscutivelmente desprezada, as pessoas não entendem por que razão ela existe. Taxada de “gordurosa”, também é vista frequentemente como algo a ser eliminado na dieta. Mas o que poucos sabem é que a azeitona é muito boa para a saúde.

De fato, a azeitona é calórica. É gordurosa. Mas essa gordura é o que chamamos de “gordura boa”, aquela importante e essencial para o corpo e saúde do ser humano. Existem inúmeros benefícios vindos dela. Veja só:

Vitaminas e minerais

Ela é rica em cálcio, sódio, vitamina E, ferro e cobre. Não tem como reclamar da sua quantidade de minerais.

Gorduras “boas”

Sim, você está certo: a azeitona é gordurosa. Mas essa gordura  é o ácido oleico, que é um ácido graxo que auxilia na diminuição da inflamação, redução de doenças cardiovasculares e diminuição do risco de câncer.

Fibras

A azeitona é rica em fibras. Isso faz com que ela ajude no funcionamento do intestino – mas sempre relacionando isso a um consumo moderado.

Antioxidantes

Também é rica em antioxidantes. Isso ajuda a combater inflamações, radicais livres e câncer.

Doenças cardiovasculares

Por  ter “gorduras boas”, a azeitona auxilia na prevenção de diversas doenças cardiovasculares pois reduz o risco de pressão alta e outros fatores associados ao coração.

Ossos

Os níveis de osteoporose – doença relacionada ao desgaste e qualidade dos ossos – em países do Mediterrâneo, como Espanha, Itália e Portugal são muito mais baixos. Dentro da alimentação dessa região está incluído o azeite de oliva, o qual tem como principal componente a azeitona. Portanto, a azeitona também auxilia na qualidade e saúde dos ossos.

Mas lembre-se: apesar de ser uma fruta saudável, o consumo deve ser moderado.

Texto originalmente publicado em huffpostbrasil e adaptado pela equipe do blog educadores.