Início Comportamento As crianças sempre serão o reflexo de como foram criadas

As crianças sempre serão o reflexo de como foram criadas

1161
0

Todos os atos dos pais na educação dos pequenos irão refletir no adulto que ele se formará um dia, seja pro bem ou pro mal. É fundamental que sejamos bons exemplos para eles, para que vejam na nossa figura as pessoas que gostaríamos de ver neles na idade adulta.

Modelagem: técnica comportamental baseada no “modelo”

Dentro do grande número de técnicas utilizadas para melhorar o comportamento infantil, a modelagem é uma das mais utilizadas devido à sua simplicidade de aplicação. É uma técnica muito simples, embora nem sempre tão fácil: se baseia em oferecer à criança um “modelo” do comportamento desejado para que ela o internalize e imite. O desafio aqui é você conseguir ser para ele aquilo que idealiza na sua mente.

A capacidade de imitar é inata nas crianças e é a base de sua aprendizagem. Assim, uma criança observará atentamente o comportamento de seus pais para encontrar a orientação que precisa para se desenvolver. 

Mas além dos pais, as crianças também aprendem com todas as outras pessoas com quem se relacionam. Isso mesmo: os pais não são os únicos que influenciam no crescimento e nas virtudes dos pequenos, mas são aqueles que impõem limites e que decidem com quem eles irão se relacionar. Não é? Seja qual for o estilo parental que escolhermos, devemos garantir que os “modelos” próximos das crianças mantenham comportamentos adequados.

Imperfeição é perfeição

Muitas pessoas estão obcecadas em encontrar a perfeição: o trabalho que fazem deve ser perfeito, seus filhos devem ser perfeitos e eles devem ser perfeitos para serem mães e pais perfeitos. Parece assustador, não é? Mas se você parar pra pensar, com certeza conhecerá alguém assim – se não for você mesmo!

devemos aceitar nossas imperfeições, bem como entender que nossos filhos não vão ser perfeitos. Devemos nos apaixonar por seus pontos fortes e parar de olhar constantemente com carinho para seus pontos fracos, auxiliando eles no que for possível e no que eles permitirem.

Escuta ativa: o melhor aliado na parentalidade

Muitos pais sentem que seus filhos não os ouvem, que não lhes dão atenção. Isso se deve, muitas vezes, ao fato de que a escuta ativa não faz parte do próprio ato comunicativo!

É necessário estabelecer bons padrões de comunicação desde cedo. Fomentar a escuta ativa é bastante simples se algumas técnicas simples forem aplicadas:

Mantenha contato visual enquanto conversa;

Encontre um ambiente agradável e descontraído para conversar;

Sente em frente aos seus filhos, e balance a cabeça sempre que a criança falar, concordando e mostrando que está prestando atenção

Crie segurança e confiança

Se tivermos esses atributos em nossa personalidade, nossos filhos os perceberão rapidamente. Assim, estaremos enfatizando a confiança e a autoconfiança como características de uma personalidade de sucesso.

Independentemente do modelo parental que escolhermos enquanto família, dar o exemplo aos nossos filhos será sempre a melhor forma de lhes transmitirmos o nosso conhecimento. Comece hoje. Que tal?

Texto originalmente publicado em etapainfanti e adaptado pela equipe do blog Educadores.