Início Bem estar As consequências da hipertensão arterial para a saúde

As consequências da hipertensão arterial para a saúde

88
0

O QUE A HIPERTENSÃO PODE FAZER COM O SEU ORGANISMO

Você sabia que cerca de  30% da população adulta e 50% das pessoas com mais de 60 anos são, atualmente, diagnosticadas com hipertensão arterial (HA) ou pressão alta? Essa doença é uma inimiga silênciosa que pode trazer graves consequências. Mas a notícia positiva é que quando é tratada da maneira correta, permite longa expectativa de vida.

O que é a hipertensão?

A hipertensão é uma doença crônica, no qual são apresentados níveis de pressão arterial acima do tido como normal, tanto em adultos quanto em crianças.

Para que seja considerado hipertenso, a pessoa precisa apresentar uma pressão maior ou igual a 14 por 9, após várias medidas. Acima deste valor, começam os ricos de doenças cardiovasculares.

Quando a pressão se eleva por um longo tempo, o coração precisa fazer maior força, o que pode estimular um aumento das paredes das artérias coronárias, responsáveis  pelo transporte do sangue oxigenado para o órgão.

Quais são os principais sintomas da hipertensão?

Vamos listar, aqui, os principais sintomas dessa doença:

  • consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • diabetes;
  • alto nível de triglicerídeos e colesterol;
  • fumo;
  • estresse;
  •  obesidade;
  • consumo elevado de sal;
  • falta de atividade física.

Os sintomas que costumam aparecer durante uma crise são:

  • dor no peito, tontura;
  • dor de cabeça;
  • fraqueza;
  • zumbido no ouvido;
  • sangramentyo pelo nariz;
  • entre outros, nem sempre tendo uma relação de causa e efeito com a HA.

Por ser uma doença na maioria das vezes assintomática, ou seja, que não apresenta sintomas em sua fase inicial, muitas pessoas apenas se dão conta de que estão doentes após uma aumento maior pressão alta, que é quando ocorrem as crises com os sintomas descritos acima.

Quais são as principais complicações da hipertensão em longo prazo?

Ela é causadora de 40% dos casos de infarto no miocárdio, 80% dos casos de derrames e 37% de insuficiência renal terminal, que necessitam de dialise ou transplante.

Ela também é uma doença sem cura. O paciente hipertenso precisa cuidar da sua pressão 24h por dia. Quando estão com pressão alta, podem acordar já sentindo dores de cabeça ou em momentos em que ela aumente subitamente.

A longo prazo, a doença pode acabar com a visão do paciente, pois ela pode levar a alterações na artéria da retina.

Além disso, é comum que pessoas hipertensas venham a desenvolver diabetes.

É importante ter em mente que a pressão arterial varia bastante durante o dia, a depender do que estivermos fazendo ou até mesmo das nossas emoções, e é exatamente por isso que ela precisa ser verificada constantemente.

O QUE É IMPORTANTE FAZER PARA TRATAR A HIPERTENSÃO

É necessário que haja uma mudança nos hábitos alimentares, evitando alimentos muito salgados e procurando ingerir mais água no decorrer do dia.

Além disso, nem todos os esportes são recomendados para hipertenso: alguns esportes fazem com que aumente os níveis de pressão sanguínea, e é preciso ter cuidado.

Bebidas alcoólicas em excesso, tabaco e energéticos, também devem ser evitados.

Por isso, é muito importante cuidar da saúde corretamente, tendo uma alimentação saudável, tomando os medicamente receitados pelo médico e se exercitando corretamente, para que assim tenha uma expectativa de vida maior e mais saudável.

Texto originalmente publicado em conteudo e adaptado pela equipe do blog Educadores.