Início Comportamento As 7 características de uma pessoa inteligente, de acordo com a ciência

As 7 características de uma pessoa inteligente, de acordo com a ciência

1032
0

Quem é que não gosta de ser considerado uma referência em inteligencia? Quantas vezes nos sentimentos bem quando nos chamam de inteligentes? Mas o que é ser inteligente, afinal?

Quais são as principais características de uma pessoa inteligente?

1. Eles reconhecem sua ignorância

Muitos se consideram melhores do que os outros, quando na verdade são vítimas do efeito Dunning-Kruger , preconceito que os impede de reconhecer a própria incompetência, por isso se comportam com excessiva e injustificada confiança. Em vez disso, uma das características das pessoas inteligentes é que reconhecem sua ignorância em algumas áreas. Eles reconhecem suas deficiências, limitações ou lacunas porque sabem que este é o primeiro passo para superá-los.

2. Eles não culpam os outros por seus erros.

Pessoas inteligentes geralmente têm um locus de controle interno, o que significa que entendem que têm certo poder sobre as circunstâncias. Eles sabem que com inteligência e perseverança podem ir muito longe e realizar grandes coisas, embora também entendam seus limites.

Pessoas inteligentes aceitam elogios por suas realizações e assumem a responsabilidade por suas falhas e erros. Nem mais nem menos. 

3. Eles têm a mente aberta, não resistem à mudança

” A medida da inteligência é a capacidade de mudar ” , disse Albert Einstein. Pessoas inteligentes estão abertas a novas ideias e possibilidades. Eles valorizam as opiniões dos outros e avaliam diferentes alternativas antes de tomar uma decisão. 

Um estudo conduzido na Universidade de Yale descobriu que pessoas inteligentes tendem a manter a mente aberta às opiniões dos outros e não formulam as suas próprias até ouvirem opiniões diferentes. 

4. Eles não reagem com raiva

Uma característica das pessoas inteligentes é que elas têm um alto nível de autocontrole. Eles não apenas se conhecem melhor e exploram seus processos cognitivos, mas também sabem como gerenciar melhor suas emoções. 

Um estudo de 22 anos com mais de 600 pessoas descobriu que tanto a agressividade quanto a inteligência são relativamente estáveis ​​ao longo da vida. Esses psicólogos da Universidade de Michigan descobriram que um QI mais baixo era um indicador de reações agressivas. Aparentemente, isso cria um ciclo vicioso, pois a agressividade também impede o desenvolvimento da inteligência.

 5. Eles não são levados por preconceitos

Ao longo da vida, todos nós desenvolvemos certos estereótipos, que servem como pontos de referência rápidos para nos movermos em um mundo complexo. No entanto, pessoas inteligentes não permitem que esses estereótipos ou preconceitos determinem suas decisões e comportamentos. Eles são capazes de ver além.

6. Eles têm senso de humor

Outra característica de uma pessoa inteligente é seu grande senso de humor. Na verdade, Sigmund Freud apontou que o humor nos permite liberar nossos impulsos com segurança e assertividade, expressando-os na forma de humor. O humor também é essencial para evitar levar as coisas muito a sério e ser autocríticas, de modo que pessoas inteligentes muitas vezes riem de si mesmas e de suas circunstâncias.

7. Eles se preocupam mais com as coisas

Não são todas as características de pessoas inteligentes positivas. Essas pessoas também mostram uma maior propensão a se preocupar e ruminar. Diferentes estudos encontraram uma relação entre a inteligência e a tendência de se preocupar mais com as coisas e ruminar sobre os fatos.

Texto originalmente publicado em rinconpsicologia e adaptado pela equipe do blog Educadores.