Início Comportamento Aprendizado: Como dizer NÃO sem se sentir culpado

Aprendizado: Como dizer NÃO sem se sentir culpado

122
0

Tenha isso em mente: comunicar-se de forma assertiva, sem esconder seus próprios interesses é fundamental para ser feliz.

Apesar da importância da vida social, a ausência de aprendizagem estruturada de habilidades sociais dentro do ambiente escolar é uma realidade. Se tivermos exemplos habilidosos desde tenra idade, a probabilidade de aprender e replicar essas habilidades na idade adulta aumentará. Da mesma forma acontecerá, mas na direção oposta no caso de não existirem tais referências.

Estilos de comportamento social

Tradicionalmente, fala-se de quatro grandes estilos de comportamento dentro da esfera social. Estes são os seguintes:

1. Estilo assertivo ou socialmente adepto

Consiste na capacidade de expressar opiniões, sentimentos e desejos sem ameaçar ou punir os outros e sem violar os direitos dessas pessoas. Este estilo favorece não só o respeito pelos próprios direitos, mas também pelos direitos dos outros.

2. Estilo Passivo ou Inibido

Neste caso, nos referimos à violação dos próprios direitos por não poder expressar abertamente opiniões (especialmente quando contrárias ao resto), expressá-los de forma autodestrutiva, com falta de confiança ou mesmo com desculpas por medo de rejeição.

É importante ressaltar que esse estilo está relacionado à falta de respeito por si mesmo, pois muitas vezes renuncia-se a atingir objetivos legítimos para evitar conflitos a todo custo.

3. Estilo Agressivo

Consiste na defesa dos direitos pessoais e na expressão de pensamentos, sentimentos e opiniões de forma imprópria e impositiva, o que normalmente causa a violação dos direitos de outras pessoas .

4. Estilo passivo-agressivo

Consiste na combinação do estilo passivo e agressivo . Desta forma, numa primeira fase a pessoa assume um papel passivo onde, consciente ou inconscientemente, acumula-se uma pressão que acaba por “sair” pelo estilo agressivo.

Deve-se esclarecer que normalmente oscilamos entre um estilo e outro.,

Como dizer “não” sem se sentir culpado

Para saber comunicar suas próprias motivações com assertividade, é melhor se guiar pelas seguintes chaves.

1. Reconhecer o direito de dizer não

Para fazer isso, temos que aceitar que os seres humanos têm uma série de direitos básicos, incluindo poder dizer não.

2. Pensar que não estamos sendo egoístas

Assim como a outra pessoa tem o direito de me pedir algo e não ser egoísta, eu também tenho o direito de dizer não apropriadamente sem me sentir culpado.

3. Aceite o fato de que você não pode agradar a todos

Às vezes, nosso comportamento agradará outras pessoas, mas às vezes não. Aceitar esse fato como algo natural nos tornará mais fortes na esfera social e pessoal.

4. Mantenha-se seguro ao se expressar

Ao expressar o que pensa, faça-o com calma, sem rodeios e de forma respeitosa com a outra pessoa.

Em suma, estamos falando de uma habilidade importante que precisa de algum treinamento diário. Como todo treinamento, trata-se de ir pouco a pouco, certo?

Texto originalmente publicado em diapordiamesupero e adaptado pela equipe do blog Educadores.