Início Bem estar Aprenda a fazer o pote da calma para tranquilizar seus filhos e...

Aprenda a fazer o pote da calma para tranquilizar seus filhos e alunos

31151
0

O pote da calma é um instrumento criado por Maria Montessori, que desenvolveu um método de ensino, onde o foco principal foi criar um ambiente lúdico e adequado para a criança se desenvolver.

Em pouco menos de cinco minutos você será capaz de construir o objeto e vai gastar pouco mais de cinco reais, para possibilitar que os pequenos relaxem em momentos de agitação extrema, ou estresse, ou irritação ou desconcentração.

Smartphones, aparelhos celulares e tablets estão na lista dos objetos que acalmam o choro de qualquer criança, mas saiba que é possível tranquilizar o seu aluno ou se filho em momentos de estresse usando apenas uma garrafa pet, água e glitter. Ou ao invés de água pode adicionar arroz ou areia.

O pote da calma nada mais é do que um pote com água e glitter, que quando sacudido pela criança, faz com que elas larguem o que estão fazendo e se concentrem . Quando elas se concentram elas conseguem respirar fundo, acalmar, desacelerar e então, podem escutar com atenção o que os professores ou os pais estavam tentando falar.

As crianças conseguem manter o foco, organizam e centralizam o sistema nervoso e após voltarem a calma, conseguem refletir sobre o porque se desconstruíram e se desestabilizaram, e podem expressar melhor suas ideias e entender e externalizar porque se chatearam ou birraram. Contribui também para a reflexão e servem como um estímulo para a criatividade.

Você professor, você pai e mãe que achou a ideia interessante e deseja testar com seus filhos ou alunos nós iremos te ajudar. Inúmeras são as maneiras de construir um pote da calma, com nuances e cores diferentes, mas trouxemos um passo a passo bem básico para que você comece a sua coleção.

Potes da calma ou garrafas sensoriais podem ser confeccionados com garrafas plásticas de qualquer tamanho, desde que sejam transparentes e com objetos que prendam a atenção e curiosidade dos pequenos, e todo tipo de recurso pode ser acrescentado tais como: bolitas, estrelinhas, bichinhos mini, dados, bolinhas pequenas ou outra ideia que lhe ocorra. O efeito interessante será dado quando acrescentar água, arroz ou areia com estes objetos dentro da garrafa.

Como se trata de crianças pequenas, todo cuidado é pouco, por isso fique atento a esta super dica importante: Como a garrafinha estará repleta de objetos fáceis de serem levados a boca e engolidos, aconselhamos a vedar bem a tampa da garrafa com cola quente ou outro tipo de cola eficaz.

Na hora de colocar a água não esqueça que precisa sobrar um espaço vazio na parte de cima da garrafa , para que o conteúdo possa ser movimentado.

Ideias de materiais que podem ser usados:

lantejoula
pedrarias
botões
olhos de boneca
purpurina
cola colorida e com glitter
flores plásticas
canudinhos coloridos picados
floquinhos de isopor
mini brinquedinhos coloridos
mini dados
estrelinhas
bolinhas de gude
conchas da praia