Início Destaque Antídoto para a pobreza não é dinheiro, é educação.

Antídoto para a pobreza não é dinheiro, é educação.

2479
0

A sociedade tende a acreditar que a solução para a pobreza reside no investimento em dinheiro; no entanto, a moeda não serve para nada se não houver educação e trabalho.

Apesar da crença de que o dinheiro é capaz de resolver qualquer problema, na realidade, existem coisas que nem mesmo a melhor conta bancária pode consertar.

O dinheiro fácil nunca representa uma solução para os problemas sociais, pois, ao contrário do objetivo principal, eles geralmente se tornam gastos sem resultados.

Para ajudar as sociedades a superar seu status de pobreza, o importante é promover o trabalho e o estudo. Isso foi afirmado pelo empresário mexicano Carlos Slim, considerado o homem mais rico de todo o México.

Slim disse que a pobreza é resolvida através da criação de fontes de emprego, e não através de atos de caridade ou políticas sociais de bem-estar público. Especialmente o último, porque a pobreza da população é vista como um benefício para alguns “demagogos políticos”.

Dinheiro não é a solução para a pobreza, mas pode ser um meio
O empresário disse que dar recursos às pessoas não é uma ajuda real para aqueles que estão na pobreza. Pelo contrário, o verdadeiro investimento social consiste em fornecer fundos monetários para educação, emprego, nutrição e saúde.

Ele também observou que, nos últimos 50 anos, “trilhões de dólares foram gastos no combate à pobreza e na criação de programas de saúde e alimentação” sem o sucesso esperado.

Isso aumenta sua crença de que o emprego é a única maneira pela qual as sociedades podem combater o aumento da pobreza entre seus cidadãos. Ele ressaltou especialmente que as empresas e a sociedade civil devem garantir o pagamento de impostos e gerar produtividade.

Somente assim o dinheiro será bem investido e não desperdiçado, como é comum no caso de doações de bens para os cidadãos. Aqueles que, em uma grande porcentagem de casos, nem sequer trabalharam para obter esse benefício, que usam para seu gozo pessoal e para não melhorar suas condições de vida.

O pensamento de Carlos Slim também aponta para a importância de educar as pessoas para alcançar um melhor uso dos recursos. Como um povo ignorante tende a ser manipulado através de programas populares, onde tudo é dado sem sacrifício.

Enquanto uma sociedade orientada para a educação, é capaz de avançar por conta própria. Criando, reinventando e investindo todo o seu conhecimento na busca de soluções ótimas que possam dar resultados positivos para a população.

Fonte: https://mundocuriosoeinteresante.com/