Início Bem estar Amor-perfeito: flor bela, delicada e rica em propriedades

Amor-perfeito: flor bela, delicada e rica em propriedades

1990
0

Saiba tudo sobre amor-perfeito: saiba como plantar e ter uma planta perfeita

A flor amor-perfeito, Viola tricolor, é uma flor pequena, delicada, cheia de cores, que tem a durabilidade de dois anos, seja no canteiro ou no vaso. Ela é uma planta rasteira, possui em média 15 cm de altura, é ideal para jardineiras e vasos rasos.

Benefícios medicinais do amor-perfeito

Esta planta é conhecida por auxiliar no tratamento para epilepsia, doenças de pele, asma e eczema, porém o amor-perfeito também possui propriedades expectorantes e por isso é usado em doenças pulmonares como bronquite e coqueluche. A planta também é diurética e pode ser utilizada nos casos de cistite e anti-reumática. Segundo alguns estudos, a planta, contêm ciclotídeos e pode ser usada no tratamentos de câncer pela indústria farmacêutica.

Esta flor é considerada fácil de manter e ela fornece uma certa vivacidade muito especial à sua varanda e jardim. Esta é uma planta duradoura, quando no seu habitat natural, porém no Brasil, após o ciclo de germinação, crescimento e floração, que dura um ano, é normal ela ser replantada. Por ser resistente, é uma planta para bordaduras de canteiros, em parques urbanos.

A muda desta planta pode ser comprada já florida e assim é possível distribuí-la em vasos e jardineiras ou, se desejar, comprar as sementes e semear.

Passo 1

Primeiramente você precisa de um, não muito fundo já que esta planta possui raízes superficiais (20 cm é suficiente). Então, depois de escolher o vaso, é preciso que se faça a camada de drenagem inferior do vaso e acrescente com uma mistura de terra adubada, orgânica, areia média, metade a metade.

Passo 2

Plante as sementes diretamente no vaso, sobre a terra, espalhadas e cubra com 2 mm de terra solta. Conserve a terra do vaso úmida. As sementes irão brotar dentro de 10 a 15 dias.

Passo 3

Se for da sua preferência também é possível realizar a germinação em uma caixa própria para isso, com os quadradinhos separados e transplante, quando os brotos alcançarem os 6 cm de altura, para o local que será definitivo.

Passo 4

Esta planta exige um solo fértil, com bastante luz solar, ganhando luz pelo menos quatro horas ao dia. Esta planta aceita bem o clima quente, porém, sofre com o frio mais intenso ou com geadas.

Passo 5

É necessário regar a planta sempre que o solo estiver mais seco. É importante manter a terra úmida, mas sem encharcamento. Regue-a no início da manhã, ou final da tarde, fora do sol.

Qual a melhor época para o amor-perfeito florir?

Nas regiões brasileiras mais frias, a planta vai florir do outono até a primavera e, nas regiões mais quentes e úmidas, somente durante o inverno.

A época perfeita para semear é do final do verão ao começo do inverno. Temperaturas mais altas do que 30ºC impedem a germinação das sementes.

Flores comestíveis

As flores desta planta, assim como as de sua prima, a violeta, podem ser comestíveis e usadas para dar mais cor e doçura a saladas frias.

IMPORTANTE

É importante ressaltar que antes de ingerir qualquer medicamento (planta) natural é necessário consultar a real necessidade e a possibilidade com o seu médico.

As informações contidas nesta matéria são destinadas meramente para fins de conhecimento. Nosso intuito jamais será instigar a ingestão de medicamentos, ervas, flores e outros sem autorização médica.