Início Comportamento Águias morrem de envenenamento por chumbo e ninguém fala sobre isso

Águias morrem de envenenamento por chumbo e ninguém fala sobre isso

28084
0

A águia-de-cabeça-branca, ou água careca como é conhecida por muitos, está sofrendo grande ameaça. Cada vez mais a sua população é encontrada morta envenenada e poucos percebem isso.

As águias normalmente se alimentam de carcaças de animais deixadas para trás por caçadores. O problema é que as entranhas desses animais estão contaminadas com fragmentos de balas de chumbo, contaminando o corpo das águias e deixando com que elas fiquem indefesas depois de alguns dias.

“É fácil identificar uma águia com envenenamento por chumbo”, diz Betsy Finch, da Fontenelle Forest Raptor Recovery, “Incapacidade de permanecer em pé, convulsões, tremores na cabeça, dificuldade em respirar, dificuldade gastrointestinal – porque o chumbo paralisa o intestino”.

O sistema nervoso é tão severamente afetado que o animal já não consegue mais caçar e acaba morrendo de fome.

Em 2014 um estudo descobriu que das quase 3.000 águias mortas há mais de 30 anos, aproximadamente 25% morreram envenenadas, geralmente por chumbo.

O que fazer para evitar a morte das águias

Como o envenenamento se dá pela toxicidade das balas de chumbo, o correto seria parar de utilizar esse tipo de bala. Caso queira continuar fazendo suas caças, utilize balas não tóxicas.

Texto originalmente publicado em returntonow e adaptado pela equipe do blog educadores.