Início Comportamento Adultos de sucesso foram crianças que ajudavam em tarefas domésticas

Adultos de sucesso foram crianças que ajudavam em tarefas domésticas

356
0

Você deve dar tarefas domésticas adequadas para a idade dos seus filhos, diariamente. Isso é muito mais importante do que você imagina!

Mesmo que eles não entendam agora, ou que você ache difícil, você logo verá seus filhos crescendo e se tornando adultos responsáveis e bem-sucedidos se der à eles a oportunidade de assumir responsabilidades como as tarefas domésticas.

Isso é confirmado pela ciência!

Um estudo começou em 1938 e continua até os dias atuais em Harvard Grant Study. Eles confirmaram que para ser feliz as pessoas precisam ter amor e ética no trabalho. E a melhor forma de introduzir isso é na infância, justamente com as tarefas domésticas!

A pesquisa mostra que as crianças envolvidas em tarefas domésticas, dentre outras coisas, desenvolvem uma maior auto-estima, são mais responsáveis e são capazes de enfrentar a frustração e retardar a gratificação, qualidades que costumam ser determinantes em relação ao sucesso profissional ou acadêmico.

Ensine-os que é obrigação

Ensinar seus filhos a cuidar do lar que é deles é uma obrigação. Eles precisam ter o senso de que aquela casa é o local onde eles habitam, onde os pais habitam, e onde eles receberão seus amiguinhos, portanto é um local que deve ser bem cuidado. E isso deve ser feito por nós, que moramos neste local. E isso inclui a criança!

O desafio, então, é envolvê-las ao máximo no cumprimento dessas tarefas desde cedo e a melhor maneira de fazer com que isso aconteça, ao menos no início, é certamente através de brincadeiras, jogos etc. As crianças tendem a ajudar os pais, porque replicam seu exemplo e se sentem “grandes”. Contudo, com o tempo o recurso ao lúdico vai precisar ser deixado para trás e as tarefas precisarão tornarem-se progressivamente mais complexas.

Texto originalmente publicado em elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.