Início Ciência Adolescente cria “armadura” que bloqueia a radiação de tratamentos contra o câncer

Adolescente cria “armadura” que bloqueia a radiação de tratamentos contra o câncer

1266
0

Com apenas 16 anos de idade, uma adolescente trouxe uma novidade para o campo da área médica e tratamento contra o câncer. Macinley Butson, sempre preocupada com os efeitos colaterais que os tratamentos causavam em mulheres com câncer de mama, sempre foi fascinada pela ciência. Tendo irmão e pai como pesquisadores da mesma linha de trabalho médico, Butson se sentiu inspirada em conduzir sua própria pesquisa sobre como reduzir os efeitos colaterais nocivos da radioterapia.

Assim como todo jovem pesquisador, a menina iniciou sua pesquisa lendo artigos científicos. Em função de entender muito pouco os termos utilizados pelas revistas científicas, a menina foi atrás de outro meio de compreensão do tema: o youtube. Lá, assistiu a videos que explicavam o que nas revistas não era possível entender, e acabou se deparando com um fato importante: o cobre estava demonstrando maior eficácia na proteção da pele da radiação, em comparação ao chumbo.

Com isso, a adolescente juntou o conhecimento medieval com a inovação na medicina: inspirando-se em filmes vistos nas aulas de história, viu os padrões dos quais eram feitas as armaduras de cavaleiros e criou um escudo protetor de cobre portátil.

 O design e o padrão exclusivos são perfeitos para o tratamento, pois podem ser cobertos, adaptando-se a todas as formas e tratamentos individuais.

Quando a armadura foi testada em laboratório, a invenção de Macinley  reduziu a exposição ao excesso de radiação em 75%!

Obviamente, a garota não poderia ficar de fora dos prêmios dedicados à área de inovação: em 2016, ela conquistou o primeiro lugar na feira Internacional de Ciência e Engenharia da INTEL, sendo a primeira australiana em 68 anos de história.

Que essas ideias inspirem mais jovens a continuar inovando!

Texto originalmente publicado em nation e adaptado pela equipe do blog educadores.live.