Início Bem estar Açaí é realmente saudável? Veja seus reais benefícios!

Açaí é realmente saudável? Veja seus reais benefícios!

243
0

Um alimento que os brasileiros têm aprovado com gosto é o famoso Açaí. Hoje em dia, além de sorveterias as bancas que vendem um copo de açaí também têm lucrado consideravelmente, e há aqueles que preferem um bom açaí a um sorvete.

Mas será que ele é realmente nutritivo e bom para a saúde?

O que explica a nutricionista Juliana Saldanha é que depende muito da quantidade que você ingere, além dos demais ingredientes que você mistura. O açaí é rico em calorias, mas na sua forma natural isso não é visto com maus olhos. Isso por que ele equivale a uma refeição completa, e você pode substituir um café da manhã ou lanche da tarde por um copo de açaí.

Mas se você acrescenta ingredientes como creme de avelã,  leite ninho, leite condensado ou outras coisas do tipo, sua refeição já fica extremamente mais calórica. Então cuidado!

A nutricionista nos dá umas dicas sobre como montar um açaí saudável:

“Se o objetivo é se beneficiar do açaí sem aumentar muito as calorias dele, o ideal é bater com frutas menos calóricas, como o morango, por exemplo. Mas se o objetivo é incrementar em calorias para repor mais energia após um exercício mais extenuante, melhor bater com banana e granola. Se quiser adoçar mais, melhor que o xarope de guaraná é o mel ou o agave, que são opções mais naturais” 

Mas que o açaí é ótimo já sabemos. Além disso, ele também é ótimo para nossa saúde, contendo alguns ótimos benefícios. São eles:

Fonte de fibras: O açaí é muito rico em fibras. Isso auxilia o intestino no seu funcionamento, e também da mais saciedade para o seu organismo. Isso, por consequência, pode auxiliar no processo de emagrecimento, visto que você terá maior controle na sua alimentação por se sentir mais satisfeito.

Protege o coração: a antocianidina está presente em grande quantidade no açaí – é o que da a sua coloração roxa. É uma substância com alto poder antioxidante e anti-inflamatório e combate radicais livres e auxilia na proteção do coração.

Previne o câncer: Hábitos saudáveis sempre previnem qualquer tipo de câncer. Sendo assim, ter o açaí incluído na sua dieta pode auxiliar nessa prevenção, visto que é rixo em antioxidantes e boas substâncias.

Previne envelhecimento precoce: Mais uma vez o açaí ajuda você: neste caso, com o envelhecimento precoce. Além da antocianidinas, a fruta possui vitaminas C, E e as do complexo B, contribuindo para a ação antioxidante.

Portanto, não exagere nas misturas do açaí e tenha inúmeros benefícios para sua saúde! Aproveite!

Texto originalmente publicado em conquistesuavida e adaptado pela equipe do blog educadores.