Início Comportamento A vida é certamente diferente com um melhor amigo

A vida é certamente diferente com um melhor amigo

111
0

Ter um cachorro muda a vida da gente. Não há nem palavras que descrevam o que um animal de estimação pode significar para alguém.Se você está de bom humor, ele está lá para brincar com você; Se você está triste, ele vem dar uma lambida em você e dizer que vai ficar tudo bem; se você está deprimido, isso o força a se mover para sair, mesmo que por pouco tempo; Se você não tem dinheiro, ele vai te amar do mesmo jeito, vestido como você se veste, faça o que fizer, desde que você esteja com ele e cuide dele. Não há saída: ele é nosso melhor amigo .

E tudo o que um cachorro quer é estar com você, apesar de tudo. Se ele tiver que dar a vida por você, o fará sem pensar. Já imaginou o tamanho disso? O quanto isso significa?

Tudo isso acontece por que amor, proteção e companheirismo estão em sua natureza; ele é inato, o que o torna o melhor amigo do ser humano e um grande herói . Um cão pode ser um guia para cegos, avisa quando uma pessoa está prestes a ter um ataque de epilepsia, acompanha pacientes com certas patologias (como o autismo), detecta drogas, entre muitas outras habilidades que possui.

Mas infelizmente, o humano ainda é capaz de fazer o oposto que os cães fazem. E por isso, ainda que os animais sejam puro amor, há milhões deles sofrendo abuso ao redor do mundo.

UM PROBLEMA COMPLEXO QUE TEM SOLUÇÃO

Existem cerca de 700 milhões de cães em todo o mundo. Mas milhares deles carecem de casa, saúde e vacinas , o que pode ser visto como um problema devido à ignorância, reprodução descontrolada, problemas governamentais, pobreza e legislação deficiente. De acordo com a ONG World Animal Protection, 190.349 cães são sacrificados todas as semanas devido à raiva ou outros conflitos, e um total de 9.898.154 por ano.

Entre as dificuldades que promovem o sacrifício cruel está a disseminação da raiva. Governos e comunidades não entendem que, com sacrifício em massa, eles não vão erradicar o problema. Mas este é um erro grave que ameaça não só os cães, mas também a saúde e o bem-estar do ser humano, pois a raiva continuará a se espalhar e se espalhar, apesar da matança. Essa medida realmente significa adiar o problema e acabar com vidas infundadas.

A raiva é uma doença transmitida por meio de uma mordida ou arranhão por um animal infectado, como um cachorro. Embora seja verdade que, se não tratada, as consequências podem ser fatais, também é verdade que prevenir esta doença é totalmente viável , e a única solução real é preveni-la e tratá-la , como se faz com qualquer outra doença.

ONGs como a World Animal Protection estão 100% comprometidas, não apenas vacinando e castrando cães, mas também educando e trabalhando em conjunto com governos em todo o mundo, educando as comunidades. Desde 2013 a ONG já vacinou 1,6 milhão de cães. 

AÇÕES HUMANAS E EFICAZES COM CÃES

Diante dessa triste realidade que exige ações urgentes, a ONG World Animal Protection deseja contribuir para uma mudança real e impactante, modificando a percepção e as atitudes cruéis em relação aos cães. O objetivo é que as pessoas ao redor do mundo assumam a responsabilidade pelo cuidado dos cães em suas comunidades e em outros lugares , vendo-os como aliados e contribuintes de saúde, amor e cuidado para a comunidade.

Como fazer isso? Conhecendo suas necessidades, sobre seus comportamentos normais (ou não), vaciná-los, esterilizá-los, conhecendo suas necessidades e auxiliando-os a evitar o contágio ou disseminação da doença. Um cão protegido é uma comunidade protegida.

Eles precisam de pessoas comprometidas e ONGs que falem por eles para que tenham o direito de viver como são: heróis.

Texto originalmente publicado em bioguia e adaptado pela equipe do blog Educadores.