Início Curiosidades Os produtos usados na limpeza da casa faz tanto mal quanto fumar...

Os produtos usados na limpeza da casa faz tanto mal quanto fumar um maço cigarros.

8208
0

Os produtos usados na limpeza da casa, inalado pelas mulheres faz tão mal aos pulmões quanto 20 cigarros. Mas não têm o mesmo impacto nos homens segundo estudos.

Um estudo torácico Americano avaliou 6.200 pessoas com um intervalo de 20 anos e concluiu que a limpeza da casa para as mulheres é muito prejudicial aos pulmões.

Na pesquisa foi perguntado se as pessoas trabalhavam com limpeza ou se limpavam suas casas com produtos de limpeza e qual a frequência.

Com esse estudo se descobriu que as mulheres que usavam produtos em suas casas ou trabalhando com eles diariamente, tiveram uma redução na capacidade dos pulmões igual a fumar 20 cigarros no período de 10 ou 20 nos. Nos homens que participaram do estudo não foi detectado nenhum problema pulmonar.

Acredita-se que a capacidade dos pulmões reduz devido ao amoníaco e a lixívia que existe nos produtos de limpeza e agridem a mucosa que reveste as vias aéreas. Com o passar do tempo essa capacidade reduzida se trona definitiva.

Pesquisas anteriores nos mostram que nos homens isso parece não ocorrer pois os pulmões são mais fortes e resistem a produtos irritantes como pó da madeira e o tabaco.

Os pesquisadores achavam que os pulverizadores eram mais agressivos que os líquidos, mas chegaram a conclusão que tanto faz o uso de um ou de outro para saúde dos pulmões.

Segundo Cecile Svanes de Bergen a consequência do uso de químicos, a curto prazo, para asma estão sendo mais documentados mas nos falta o efeito a longo prazo. Tememos que esses químicos com o decorrer do tempo apressem a queda da função dos pulmões, que deveria acontecer somente com a idade.

As pessoas que participaram do estudo eram Europeias e tinham uma média de idade de 34 anos no início da pesquisa, que se estendeu por mais de 20 anos.

Entre os pesquisados mais de 1500 pessoas do sexo masculino e 197 do sexo feminino declararam nunca limpar a casa. Dos que declararam limpar foram 1363 homens e 2808 mulheres, já profissionalmente foram 57 homens e 293 mulheres.