Início Comportamento A garrafa da calma de María Montessori para pais e filhos.

A garrafa da calma de María Montessori para pais e filhos.

7014
0

A garrafa de calma pode ajudar a acalmar as emoções mais intensas

A garrafa da calma é uma garrafa destinada às famílias para controlar as birras em crianças e os nervos dos adultos. Com ela, tenta-se conseguir canalizar o estresse e a ansiedade promovendo a respiração e a calma, graças à concentração. O frasco de calma é composto de cola, água, shampoo, glitter e outros ingredientes que terão um movimento quase hipnótico que ajuda a criança irritada a controlar suas birras, mas desde que seja usada de maneira correta, onde a criança entende que é uma garrafa para se sentir bem.

Inspirado na ideologia de María Montessori

A garrafa da calma é inspirada na pedagogia de María Montessori e o objetivo é que pais e filhos possam regular suas emoções negativas canalizando-as e que, dessa maneira, os sentimentos de raiva, frustração ou tristeza possam ser entendidos a partir da calma. Todas as emoções são importantes e as palavras devem ser postas em prática para que uma consciência possa ser criada, algo que melhorará no futuro o reconhecimento dessas emoções.

Não é só para crianças

A garrafa de calma é um produto voltado para os pais, para que eles possam usá-lo junto com crianças com mais de dois anos de idade. O objetivo é acalmar a ansiedade, nervos ou estresse do adulto e da criança, concentrando a atenção nos movimentos relaxantes dentro da garrafa ou pote. É muito importante que a garrafa esteja bem selada para que não possa ser aberta em nenhuma circunstância, pois os materiais internos são tóxicos.

É necessário que para acompanhar a ação seja feito um tom cordial com a criança e sejam fornecidas instruções sobre a respiração, para que a criança relaxe pouco a pouc . Assim, ela estará ciente de como é capaz de controlar suas emoções e de como pode limpar a mente, cuidar da respiração e perceber como o medo, o estresse e a ansiedade desaparecem.

Não é um castigo

Deve-se notar que a garrafa de calma não é um castigo nem deveria parecer. É uma técnica que deve ser aplicada em conjunto com a criança, acompanhando-a nesse processo. Ameaças ou punições não se enquadram na técnica da garrafa da calma. Os adultos devem fornecer essa técnica como um investimento de tempo para que as crianças aprendam a controlar o estresse e a frustração, algo que as ajudará à medida que crescerem e se tornarem adultos bem-sucedidos que sabem como controlar suas próprias emoções.

Quando a criança está estressada, sua frequência cardíaca e a respiração são aceleradas, e elas passam a sentir um bloqueio em seus pensamentos. Mas, concentrando-se no brilho da garrafa e em seus movimentos relaxantes, elas podem começar a pensar com mais clareza, para que mais tarde, juntamente com a ajuda do adulto, o motivo da raiva possa ser retomado e as soluções procuradas com calma e serenidade.

O adulto deve acompanhar durante todo o processo

A garrafa de calma nunca (em nenhuma circunstância) deve ser usada individualmente pela criança, o adulto sempre terá que estar ao seu lado para poder guiá-la no processo de relaxamento. Você deve instruir a criança a saber como deve fazê-lo, dizendo coisas como: “Agora vamos sentar com a garrafa de calma para relaxar um pouco. Respiraremos fundo e observaremos em silêncio como o brilho se move e desliza através do frasco até que ele pare completamente. Depois, falaremos sobre o que aconteceu e procuraremos soluções . ”

Fonte: etapainfantil