Início Bem estar A empatia é uma característica que permite entender as emoções dos outros....

A empatia é uma característica que permite entender as emoções dos outros. De onde isso vem?

137
0

Empatia é a capacidade de perceber os estados emocionais de outras pessoas e adotar sua maneira de ver a realidade.

A empatia não é um sinal de fraqueza ou sensibilidade particular, mas é uma das características de toda pessoa emocionalmente saudável. O comportamento empático , ou seja, tentar se colocar no lugar da outra pessoa, exige que você saia da sua zona de segurança. Os cientistas provam que, como seres humanos, somos capazes de sentir de forma realista as emoções com as quais a outra pessoa está lutando, mesmo que não estejamos lidando com seus problemas.

Mas de onde vem a empatia?

De acordo com cientistas que estudam o cérebro usando várias técnicas de imagem, a empatia é nossa característica natural sobre a qual exercemos controle limitado . Pesquisadores provam que sem a capacidade de compaixão e cooperação, o homem não poderia sobreviver. A ciência, por fim, distingue três grupos de fatores que têm maior impacto no nosso nível de empatia :

Predisposição biológica – os cientistas acreditam que herdamos uma tendência à compaixão forte ou enfraquecida mesmo em 50%! 

Predisposições psicológicas – nossa empatia é influenciada, entre outras, por nossas relações emocionais com nossa família e, claro, nossos padrões de infância.

Predisposição ambiental – Muitos cientistas acreditam que a empatia pode mudar com a idade. Embora as teorias variem, pode-se argumentar que nosso modo de vida e ambiente têm uma influência significativa no nível de compaixão não apenas na infância, mas também na adolescência.

E a empatia excessiva?

Pessoas extremamente empáticas Absorvem as emoções dos outros, são incapazes de permanecer indiferentes ao infortúnio ou à crueldade, estão dispostos a ouvir e simpatizar com as situações das pessoas injustiçadas. Não haveria nada de errado com isso, se não fosse pela incapacidade de se desligar dos sentimentos negativos que você assume. Isso gera sentimentos ruins como estresse, tristeza e até depressão. Nesses casos recomenda-se que as pessoas aprendam a cuidar mais de si mesmas.

Texto originalmente publicado em kobieta e adaptado pela equipe do blog Educadores.