Início Bem estar A ciência explica dez razões pelas quais as pessoas suam frio

A ciência explica dez razões pelas quais as pessoas suam frio

408
0

Suor quando está calor lá fora é esperado. Mas se você está suando e sua pele está úmida e fria, pode estar suando frio. Quais as razões pra isso acontecer?

1 – ANSIEDADE

Embora a ansiedade seja uma resposta emocional, ela pode causar uma reação física. É normal sentir-se ansioso de vez em quando, e uma preocupação saudável pode salvar vidas se você estiver reagindo a uma situação perigosa. Você pode começar a suar frio e sentir frio na barriga, palmas das mãos suadas ou coração disparado em certas condições.

2 – DOR

A dor aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e a respiração. Você pode sentir arrepios. Às vezes você parece pálido. Quanto pior for a sua dor, mais visíveis serão os sintomas. A dor também causa suores frios.

Por exemplo, quando você quebra um osso ou é atingido na cabeça, seu corpo reage devido ao choque. Você pode se sentir repentinamente tonto, frio e úmido. Sua freqüência cardíaca aumenta, fazendo com que o sangue seja desviado para os órgãos principais. Você tem pressão baixa. Essa resposta de “lutar ou fugir” é o seu corpo se protegendo do perigo. Outras reações físicas que você pode sentir além de suores frios incluem:

  • Vômito
  • Músculos tensos
  • Tontura
  • Hiper-ventilação

3 – INFECÇÃO GRAVE

Uma infecção grave que causa inflamação ou um tipo de infecção mortal chamado sepse pode causar suores frios.  A sepse aumenta a inflamação do corpo, de modo que os vasos sangüíneos vazam ou começam a coagular. Seus órgãos precisam trabalhar mais para obter oxigênio e sangue frescos, o que resulta em suores frios.

Se você acha que tem uma infecção, vá ao médico imediatamente, especialmente se você tiver suores frios com a doença. 

4 – HIPOGLICEMIA

Uma queda significativa no nível de açúcar no sangue é chamada de hipoglicemia . É comum em pessoas com diabetes, mas qualquer pessoa pode ter uma queda no açúcar no sangue. A falta de glicose no sangue desencadeia uma liberação de adrenalina e faz com que seu corpo entre em um modo de sobrevivência de “lutar ou fugir”, causando suores frios.  Tente fazer várias refeições pequenas em vez de três refeições grandes ou pular uma refeição para evitar a queda do açúcar no sangue.

5 – DESMAIO

Quando você desmaia, significa que não está recebendo oxigênio suficiente para o cérebro. Logo antes de desmaiar, você costuma se sentir frio e úmido e começa a suar frio.

6 – VÔMITO

Um problema estomacal que causa náuseas e a sensação de que você precisa vomitar faz com que você tenha suores frios simultaneamente. Sua pele fica gelada e úmida. Isso ocorre porque sua freqüência cardíaca aumenta. Dependendo da causa do vômito, ele pode surgir repentinamente e ir embora rapidamente. Os suores frios geralmente diminuem quando você vomita.

7 – VERTIGEM

A tontura repentina que faz você sentir que a sala está girando ao seu redor é chamada de vertigem. As pessoas sentem isso quando há um problema nas conexões do ouvido interno com o cérebro. A vertigem causa suores frios repentinos, principalmente quando ocorre tontura. Se você tiver vertigem junto com esses sintomas, consulte o seu médico imediatamente.

8 – ATAQUE CARDÍACO

Um estudo descobriu que um sintoma perceptível de ataque cardíaco é o suor frio repentino. Surpreendentemente, suores frios podem ser o primeiro sinal de ataque cardíaco em algumas pessoas. Um ataque cardíaco pode causar dor no peito, aperto no peito ou suores frios. Outros sintomas de ataque cardíaco incluem

9 – INTOLERÂNCIA AO CALOR

Se você tiver uma reação severa ao calor, pode resultar em suores frios. Se você se sentir mal quando ficar no calor por muito tempo, pode ser intolerante ao calor. A intolerância ao calor pode ser perigosa, até mesmo fatal.

Os sintomas incluem o seguinte:

  • Sensação de calor extremo em clima quente
  • Suores frios
  • Muito suor
  • Náusea
  • Vômito
  • Tontura
  • Mudanças no seu humor
  • Ansiedade

10 – DORES DE CABEÇA EXTREMAS

Dores de cabeça dolorosas, como as enxaquecas, podem fazer com que você comece a suar frio. As enxaquecas são debilitantes. Eles interrompem sua capacidade de ir para o trabalho, estudar ou fazer suas atividades domésticas regulares. Durante a enxaqueca, se você também sentir esses sintomas junto com a sudorese, consulte o seu médico imediatamente. 

Texto originalmente publicado em powerofpositivity e adaptado pela equipe do blog Educadores.