Assim como muitas outras ervas, o louro é bastante usada na culinária para dar um sabor gostoso nos molhos, ensopados e carnes. O outro lado dos seus benefícios se encontra em algo que nem todos lembram de pesquisar: a medicina natural.
Para remediar muitos sintomas, utilizamos chás de ervas. Com o louro não é diferente, podemos tratar cansaço, cistite, cãibras musculares, TPM, dores de cabeça, artrite, depressão, entre outros. A folha é realmente útil para muita coisa.
Isso acontece por que o louro é conhecido por ser um excelente estimulante digestivo, e desintoxicante do fígado. Também apresenta ótimo efeito para sistema respiratório, ajudando em problemas como gripe e bronquite. Também melhora a circulação sanguínea e age como antibiótico e antirreumático. Não parece uma maravilha?
Alguns remédios que pode se fazer com louro
Aromaterapia: o aroma do louro pode ser usado para purificar o ambiente e repelir insetos.
Óleo de louro: facilita o fluxo sanguíneo, podendo ser usado para estimular a drenagem linfática, combatendo a retenção de líquidos e o excesso de peso.
Para combate ao ronco: aplicar umas gotinhas de óleo de louro no peito antes de dormir.
Acalmar crianças: através do mesmo efeito do aromaterapia, aplicando o aroma das folhas de louro no quarto das crianças já ajuda a acalmá-las.
COMO PREPARAR ÓLEO DE LOURO
Ingredientes
250mL de óleo de amêndoas;
30g de folhas de louro secas;
1 recipiente hermético de cor escura e de vidro com tampa (cor escura para não penetrar luz);
Modo de fazer
Coloque as folhas no recipiente e cubra com o óleo de amêndoas. Depois, deixe repousar por 30 dias em lugar fresco e seco, longe da luz solar.
Agite o frasco periodicamente, e ao utilizar conte com a ajuda de um conta-gotas.
COMO FAZER O CHÁ DE LOURO
Em 200mL de água fervente adicione as folhas de louro. Após, desligue o fogo, tampe e deixe descansar por 15 minutos.
Coe para separar as folhas do chá e beba.
IMPORTANTE: Todas as informações neste site são oferecidas apenas para fins informativos e educacionais. Antes de tentar qualquer remédio caseiro ou natural, você deve consultar um profissional. Não faça uso indevido das informações aqui apresentadas.
Texto originalmente publicado em curapelanatureza e adaptado pela equipe do blog educadores.live.