Início Saúde 8 causas do inchaço nos pés e tornozelos

8 causas do inchaço nos pés e tornozelos

242
0

Conheça 8 causas que podem estar ocasionando o inchaço dos pés e tornozelos

A maioria das pessoas já precisou lidar com o inchaço dos pés e tornozelos e este problema pode ser causado por vários fatores. O inchaço das pernas está relacionado a ficar em pé ou sentado por um tempo longo e apesar de parecer que um bom repouso melhora a condição, existem outros problemas que estão por trás disso. Sendo assim, é muito importante que você descubra o real motivo dos inchaços, para que seja possível tratar o quanto antes e impedir que os quadros piorem. Mas afinal, o que ocasiona o inchaço dos tornozelos e dos pés? Confira a seguir uma lista de fatores que podem ocasionar o inchaço nas pernas e tornozelos:

1. Ficar em pé ou sentado por muito tempo

Para muitas pessoas, o trabalho exige que fiquem muitas horas em pé ou sentado e isso pode ocasionar inchaço.

Para amenizar esta situação, o ideal é que você descanse bastante e mergulhe os seus pés na banheira. Você também pode descansar as pernas colocando um ou dois travesseiros sob os pés ao deitar.

2. Gravidez

O inchaço das pernas nas mulheres grávidas é bem comum, ainda mais se ela estiver no terceiro mês de gravidez. Porém, a presença dos sintomas, como dor de cabeça, náusea e micção com pouca urina pode indicar uma condição perigosa, podendo até ocasionar aborto. Nesse caso, é essencial que a gravida consulte um médico urgentemente.

3. Lesão no pé ou tornozelo

Lesões nestas regiões, como entorses, por exemplo, também ocasionam inchaços. Se você notar inchaço nas pernas e tornozelos após uma queda ou pisar de mal jeito, consulte um médico.

4. Uso de alguns medicamentos

O inchaço dos pés e tornozelos pode ter relação com o uso de alguns medicamentos, como antidepressivos tricíclicos, medicamentos antidiabéticos, esteroides e bloqueadores anti-hipertensivos.  

5. Problemas com o sistema linfático

Linfedema é o nome dado ao inchaço ocasionado por uma obstrução em algum lugar do sistema linfático.  

6. Coágulos de sangue

Doenças, como a trombose, ocasionam um processo de coagulação sanguínea nas veias mais profundas das pernas. Nessa condição, a perna afetada normalmente fica inchada, vermelha, dolorida e quente ao toque. Portanto, é preciso que a pessoa busque por atendimento médico imediatamente.  

7. Insuficiência hepática, cardíaca ou renal

Quando um destes órgãos não está funcionando da maneira que deveria, nosso organismo retém liquido, o que resulta no inchaço.

8. Infecção

O inchaço pode ser ocasionado por uma infecção nos pés ou tornozelos. Se você perceber qualquer sinal de lesão, dor ou coloração estranha na pele durante o inchaço, busque por atendimento médico urgentemente.

Como você pode perceber, o inchaço dos pés e tornozelos está relacionado a diversos problemas de saúde. Sendo assim, se você perceber qualquer inchaço nas pernas ou tornozelos, saiba que o melhor a se fazer é consultar um médico.

Fonte:news