Início Comportamento 7 hábitos que reduzem os pensamentos negativos

7 hábitos que reduzem os pensamentos negativos

1191
0

Não seja mais escravo dos pensamentos negativos

Tornar-nos reféns dos pensamentos negativos é mais fácil do que pensamos, principalmente quando temos vários deles acumulados. Acontece que estes pensamentos podem causar uma inércia que afeta especialmente os filtros que usamos para processar as informações. Os pensamentos negativos são acumulados da mesma como se fosse uma bola de neve, que aumenta de tamanho quando a jogamos de cima de uma montanha.

Desta maneira, um pequeno e inocente pensamento, liberto sem consciência ou intenção, pode contaminar todas as nossas emoções, nossos comportamentos e os outros pensamentos. Portanto, quanto mais você se entrega a esses pensamentos, mais fortes eles se ficam e mais difícil é de se desfazer deles.

Como lidar com os pensamentos negativos?

A vida nos coloca frente aos desafios o tempo todo, porém, é preciso entender que ter pensamentos negativos ou derrotistas nesse cenário é normal. No entanto, alimentá-los, guardá-los ou até mesmo persegui-los diminui a sua qualidade de vida e envenena a imagem que temos de nós mesmos.

O pensamento negativo às vezes nos machuca e outras vezes, manipula os nosso comportamento. Ele pode fazer com que ajamos de maneira desesperada e fazer com que percamos oportunidades. Definitivamente, os pensamentos negativos condicionam as nossas decisões, não exatamente para o bem.

Sendo assim, por qual motivo alimentamos o pensamento negativo quando compreendemos que ele nos machuca? O problema se inicia quando surgem os primeiros pensamentos negativos e nós não lidamos com eles da maneira correta. Por exemplo, existem pessoas que tratam os pensamentos negativos, ou melhor, a ansiedade que eles ocasionam, “atacando” a geladeira. Uma estratégia falha que costuma ocasionar ainda mais pensamentos negativos, nesse caso em relação à nossa capacidade de autocontrole.

Com esse pensamento, acaba que, mesmo que estejamos conscientes de que precisamos esquecer esse pensamento, ainda é muito difícil não pensar. Quanto mais você pensa que precisa esquecer, mais presente ele fica. E então você fica alimentando uma ideia que te deixa desconfortável e pode prejudicar a sua saúde mental.

Portanto, para lidar com os pensamentos negativos, precisamos primeiramente reconhecê-los imediatamente e, dessa forma, identificar quando estamos pensando negativamente. Estando conscientes dos nossos pensamentos negativos poderemos tomar medidas para lidar com eles.

As seguintes estratégias irão possibilitar a desativação dos pensamentos negativos e ajudarão você a pensar positivo:

1. Analise o pensamento: os pensamentos negativos normalmente surgem de distorções cognitivas ou padrões de pensamento irracional. Analise-os como um espectador. Se você não permitir que eles possuam a sua mente, simplesmente vão desaparecer. Portanto, aceite os seus pensamentos e permita que eles vão embora.

2. Resolva qualquer questão que você não tenha superado: ficar remoendo situações sem tomar uma atitude para resolvê-las é prejudicial, já que você alimenta o pensamento negativo.

3. Movimente o seu pensamento: sair, dar uma volta, correr, dançar ou praticar ioga deixam a sua mente ocupada e tiram o foco do que é negativo.

4. Evite coisas que desencadeie os pensamentos negativos: uma música, uma imagem, uma leitura, programas de televisão, a companhia de certas pessoas… Quando você perceber quais estímulos desencadeiam seus pensamentos negativos, evite-os.

5. Busque a companhia e experiências agradáveis: procure estar com pessoas que afastem pensamentos negativos. Esteja com quem te faz bem e em lugares que te fazem bem.

6. Faça afirmações positivas: o pensamento negativo costuma ser um hábito aprendido e o pensamento positivo também. Portanto, em vez de se deixar invadir pelos pensamentos negativos, crie o hábito de pensar positivo. Sempre que um pensamento negativo invadir a sua mente, enfrente ele com outro positivo.  

7. Lembre-se de que ninguém é perfeito e continue em frente: jamais podemos nos deixar vencer pelo medo e pelos erros. Precisamos sempre aprender com as situações que vivenciamos e seguir em frente.

Fonte: menteemaravilhosa