Início Comportamento 7 erros dos pais que impedem as crianças de ter sucesso

7 erros dos pais que impedem as crianças de ter sucesso

68
0

Todo pai e mãe quer que seus filhos tenham sucesso, certo? E todo pai e mãe também erram. Existem erros que impedem os filhos de chegar ao sucesso. Vamos descobrir quais?

1.  Não permitir que as crianças corram riscos

O perigo espreita por toda parte , disso não há dúvida . Mas uma atitude superprotetora em relação aos nossos filhos é muitas vezes mais prejudicial do que parece . Especialistas afirmam que se a criança nunca sai de casa , não cai e não coça os joelhos , na vida adulta pode sofrer de fobias e medos irracionais .

2.  Correndo em seu auxílio cedo demais

É muito importante que a criança aprenda que em situações difíceis , ela deve primeiro buscar uma solução antes que o adulto a ajude . Eles precisam entender que papai e mamãe não estarão sempre a postos para resolver seus problemas.

3.  Fique animado cedo demais

Encher as crianças de elogios por qualquer coisa, fazendo-as acreditar que são as mais bonitas , as mais inteligentes ou as mais capazes , pode ser contraproducente para sua autoestima. Afinal, mais cedo ou mais tarde elas perceberão que nem sempre as outras pessoas acreditam que elas são as melhores.

4.  Permitir que a culpa substitua o bom comportamento

Há pais que pensam que não podem recompensar um filho sem recompensar os outros , mas isso impede que a criança se esforce para se comportar e acredite que tanto as boas como as más ações são igualmente recompensadas .

Pense duas vezes antes de recompensar as crianças com presentes . Se seu relacionamento com seus filhos é baseado apenas em estímulos materiais , eles não sentirão nenhuma motivação interna ou amor incondicional .

5.  Não contar aos nossos filhos sobre os erros do nosso passado

À medida que crescem , as crianças se tornam mais independentes em suas ações e querem experimentar o que o mundo tem a oferecer . É bom que eles estejam assumindo o controle de suas próprias vidas , mas também é importante contar a eles sobre os erros que cometemos na idade deles , para que eles pensem duas vezes antes de cometê-los também . 

6.  Confundindo intelecto com maturidade

Um erro comum cometido pelos pais é pensar que crianças inteligentes são mais maduras que as demais . Não é assim , ter talentos , aptidões e maiores habilidades cognitivas não é sinônimo de maturidade , pois a criança pode ser boa na escola, mas não ter as habilidades sociais necessárias para se relacionar adequadamente com os outros .

7.  Não aplicar o que é pregado

Mamãe e papai devem ser o exemplo do comportamento que desejam para seus filhos. Falar e não colocar em prática confunde a cabeça dos pequenos e não os fazem aprender de fato. Por isso sempre seja o maior exemplo pros seus filhos.

Texto originalmente publicado em librodeideas e adaptado pela equipe do blog Educadores.