Início Comportamento 7 coisas que sua língua está tentando dizer sobre sua saúde

7 coisas que sua língua está tentando dizer sobre sua saúde

1050
0

Mudanças na sensação ou aparência da língua podem revelar muito sobre sua saúde e indicar certos problemas. Você sabe identificar? Nós vamos te ajudar! Sinais que sua língua pode indicar que alguma coisa está errada em seu corpo.

O Dr. Imogen Bexfield, Diretor Médico da White Swan Aesthetics, explica a aparência de uma língua normal e saudável:

“A cor varia de pessoa para pessoa, mas geralmente deve ser rosa com pequenas saliências que são chamadas de papilas.”

Vamos mostrar abaixo  as 7 alterações mais comuns na língua que indicam que você deve considerar ligar para o seu médico:

 1. Placa branca na língua

As papilas inchadas na língua levam à formação de placas, pois os detritos, bactérias e células mortas alojados entre eles criam um revestimento branco. Esta condição é conhecida como hipertrofia ou inflamação das papilas. Pode ser resultado de Desidratação, má higiene oral, boca seca, respiração pela boca, febre, fumar ou outro uso de tabaco oral, uso excessivo de álcool, dieta com baixo teor de volumoso ou irritação mecânica causada por pontas afiadas de dentes ou aparelhos dentários.

2. Língua geográfica

Nesse caso, a língua apresenta manchas lisas e avermelhadas, circundadas por bordas brancas. Não é contagioso, geralmente não causa sintomas e não causa problemas de saúde a longo prazo.

A língua geográfica é mais comum em pessoas com psoríase e Síndrome de Reiter, mulheres que usam anticoncepcionais hormonais, pessoas sob estresse emocional, no caso de alergias, em diabéticos ou naquelas com certa deficiência de vitaminas.

3. Língua de morango

Quando a língua está vermelha, mais acidentada do que o normal, com inchaços que a fazem parecer um morango ou framboesa, pode ser um sinal de que você tem alguma das seguintes condições:

  • Uma alergia alimentar ou medicamentosa
  • Deficiência de vitamina B12
  • Escarlatina – uma infecção bacteriana que ocorre principalmente em crianças entre 5 e 15 anos e pode se desenvolver quando uma pessoa tem faringite estreptocócica
  • Doença de Kawasaki – causa inflamação de certas artérias e é mais comum em crianças
  • Síndrome do choque tóxico – é uma complicação rara, causada por bactérias, e geralmente é resultado do uso de tampões ou compressas de gaze nasal
  • Síndrome Inflamatória Multissistêmica em Crianças (MIS-C) – esta é uma complicação rara, que pode ocorrer em crianças infectadas com COVID-19

4. Língua negra peluda

Embora essa condição pareça alarmante, é inofensiva, indolor e temporária. É o resultado do acúmulo de células mortas da pele nas papilas (pequenas projeções) na superfície da língua. Por serem mais longos, eles prendem a comida do tabaco, o fermento e as bactérias, levando ao mau hálito.

As causas mais comuns são Má higiene oral, boca seca (xerostomia), uso regular de enxaguatórios bucais que contenham agentes oxidantes irritantes, tabaco para fumar, uso excessivo de álcool, café ou chá preto, uso de antibióticos que causou alterações nas bactérias normais ou no conteúdo de fermento da boca, e comer uma dieta leve que não esfregue as células mortas da pele da língua.

5. Lichens Planus

Esta condição inflamatória crônica afeta as membranas mucosas dentro da boca e causa tecidos inchados e vermelhos, manchas brancas rendadas e feridas abertas na língua ou dentro da boca.

Fale com o seu médico caso perceba, pois os especialistas não podem especificar a causa exata e pode aumentar o risco de câncer de boca. Não é contagiosa e geralmente se desenvolve quando o sistema imunológico ataca as células da membrana mucosa oral.

6. Sapinho

A candidíase oral, ou candidíase oral, é causada pelo acúmulo excessivo do fungo Candida albicans no revestimento da boca.

Não é um problema sério em pessoas com um sistema imunológico saudável, mas pode causar infecção sistêmica grave por candida em pessoas imunocomprometidas.

7. Bolhas

Bolhas na língua que não cicatrizam também são um motivo para consultar o médico, pois podem indicar câncer de boca. O câncer oral também pode causar sintomas como dentes soltos, crescimentos na boca, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas da pele na boca, problemas para engolir e mastigar, dormência no rosto ou pescoço e dificuldade para falar. Na maioria dos casos, os sintomas revelados pelas mudanças na aparência da língua indicam problemas de saúde menores e problemas fáceis de tratar.

No entanto, alguns deles podem ser fatais, portanto, certifique-se de sempre consultar o seu médico.

Texto originalmente publicado em healthyfoodhouse e adaptado pela equipe do blog Educadores.