Início Comportamento 5 lições para que seu filho não se deixe manipular por outros

5 lições para que seu filho não se deixe manipular por outros

225
0

5 Chaves para que seu filho não se deixe manipular por outros

A maioria de nós já foi vítima de manipulação em algum momento da vida . Muitas vezes fazemos coisas que não queremos por medo de dizer ” não ” e assim agradar os outros .

Por isso , para evitar que nossos filhos sofram as consequências de serem manipulados na vida adulta , é nosso dever como pais ensinar-lhes algumas lições que os ajudem a ter mais confiança e segurança .

Sem medo de dizer ” não “

As crianças formam conceitos das ações que aprendem com seus pais . Eles imitam tudo o que vêem e fazem ; Por isso, é importante ensinar as crianças a não serem manipuladas pelos outros pelo exemplo ; ou seja, iniciar-se para enviar-lhes mensagens assertivas .

Existem frases poderosas que podemos dizer aos nossos filhos para que eles aumentem sua segurança , confiança e autoestima ; Assim aprenderão que não será a melhor opção guiar-se pelo que os outros dizem ou pensam , pois são capazes de fazer o que querem sem se sentirem obrigados .

Diga não

Permita que seus filhos digam o que não gostam para expressar suas idéias , sentimentos e emoções . Peça-lhes que expliquem as razões de sua antipatia para que você possa descobrir qual é a origem das coisas que eles não gostam de fazer .

Como regra de ouro, você deve ensiná-los que nunca devem ficar calados , pois sua opinião sempre será importante .

Quando seus filhos expressam suas discordâncias em uma situação, é importante ouvi-los com atenção , evitar julgá-los e orientá-los para que conheçam as causas e consequências de qualquer decisão que venham a tomar .

Defina limites

Algumas crianças se deixam ofender por outras para se encaixarem em um grupo social . Tornam-se crianças com baixa auto-estima pelo medo de não fazer o que os outros querem que façam .

É importante que seus filhos aprendam a estabelecer limites o tempo todo , mas é ainda mais importante respeitar a si mesmo primeiro .

Confie em si mesmo

Muitas vezes duvidamos de nós mesmos quando se trata de tomar decisões importantes e, portanto , recorremos às opiniões e idéias dos outros para nos guiar e fazer o que eles acham melhor . Esta é uma forma clássica de manipulação , já que por algum motivo não acreditamos em nós mesmos .

Nossos filhos devem aprender a ter confiança em si mesmos para que ao tomarem decisões ( boas ou ruins ) enfrentem as consequências .

Por isso será conveniente explicar-lhes que têm dentro de si um poder que os ajudará a escolher e a pensar na melhor decisão que os beneficie e não aos outros .

Ninguém cuidará melhor de você do que você mesmo

Sem dúvida, é impossível que os pais estejam o tempo todo cuidando do que seus filhos fazem . Portanto, é importante ensinar às crianças que elas são as únicas que podem cuidar melhor de si mesmas do que qualquer outra pessoa neste mundo .

Se não quiserem fazer algo que os coloque em perigo , que os prejudique física e emocionalmente , devem dizer “ não quero ”, sem dar explicações ou detalhes aos outros ; já que se trata de aprender a cuidar do corpo e da mente por conta própria , sem que ninguém tenha que opinar por eles .

Seja você mesmo

Quando lhes dizemos frases bonitas , eles aumentam sua auto-estima , confiança e segurança . Dessa forma, podemos explicar às crianças que não é necessário agir ou imitar ninguém porque elas são autênticas e maravilhosas .

Explique aos seus filhos que não é necessário fazer o que os outros dizem para ter mais amigos , pois a verdadeira amizade aceita os defeitos e virtudes das pessoas , ou seja, que nada precisa ser mudado nelas porque é assim que elas são especiais . .

Se ensinarmos aos nossos filhos as graves consequências que podem sofrer ao se deixar manipular pelos outros , eles poderão tomar melhores decisões e, assim, cuidar de sua integridade e auto-estima .

Lembre-se que não importa a idade de seus filhos , sempre será importante ensiná-los a serem eles mesmos , a terem confiança e segurança para que possam tomar boas decisões no futuro .

FONTE /librodeideas