Início Curiosidades 15 alimentos que você nunca deve colocar na geladeira

15 alimentos que você nunca deve colocar na geladeira

367
0

Bactérias perigosas estão à espreita por toda a sua cozinha e a maneira como você armazena sua comida pode estar colocando seus entes queridos em risco. Embora alguns itens sempre precisem de refrigeração, outros devem ficar fora da geladeira, caso contrário, correrão o risco de estragar e de não ficarem próprios para o consumo.

Veja alguns alimentos que você não deve colocar nunca na geladeira.

Abacates

Os abacates podem ser frutas difíceis de controlar. Mantê-los na geladeira interrompe o processo de amadurecimento, portanto, nunca os mantenha refrigerados.

Para amadurecer os abacates, sugerimos colocá-los em um saco de papel kraft junto com uma maçã ou uma banana por alguns dias (cerca de dois ou três) até o amadurecimento. A maçã (ou banana) libera gás etileno, que faz com que o abacate amadureça mais rapidamente.

Donuts

A geladeira deixará seus donuts velhos e encharcados, então é melhor apenas mantê-los em temperatura ambiente e certificar-se de que estejam tapados. Eles não vão durar muito, no entanto. Donuts recém-assados ​​só devem ser mantidos por cerca de dois dias no máximo.

Batatas

Colocar suas batatas na geladeira rapidamente transforma os amidos dos vegetais em açúcar pegajoso. Que nojo! Basta mantê-los na despensa longe de temperaturas extremas.

Atum em Lata

Algumas pessoas acham que o atum em lata fechado deve ir para a geladeira, mas esse não é o caso. Sim, é um peixe, mas vem em uma lata de uma seção não refrigerada do supermercado por um motivo.

Creme de Chocolate com Avelã

Talvez você fique surpreso ao saber que cremes de chocolate com avelã, como a Nutella, não precisam ir à geladeira.  O frio das temperaturas de refrigeração deixa a pasta realmente sólida e impossível de ser espalhada.

Alho

Garlic on wooden cutting board

Bulbos cheios de alho devem ser armazenados em local fresco e seco, como a despensa. Mantenha-os em um recipiente com ventilação. Se você os mantiver em um recipiente hermético, eles mofarão rapidamente. Se você armazenar o alho adequadamente, ele permanecerá bom por meses.

Cebolas

Se forem deixadas na geladeira por muito tempo, a cebola se liquefaz completamente. E ninguém quer isso. As cebolas devem ser mantidas em local fresco e seco, em recipiente ventilado ou, mais fácil, basta mantê-las na sacola em que já vêm.

Café

Nunca, jamais, guarde seu café ou grãos de café na geladeira ou no freezer. Isso é o que dizem todos os especialistas, incluindo a Starbucks. A geladeira e o freezer são úmidos demais e farão com que seu café fique insípido e menos aromático.

Mel

Se você colocar mel na geladeira, ele começará a se cristalizar e se transformar em uma massa açucarada. Os especialistas afirmam que o melhor armazenamento para o mel é na despensa, longe de temperaturas extremas. 

Manteiga

Este vai ser um pouco controverso. Mas a manteiga pode realmente ser deixada fora da geladeira. E depois de fazer o teste, você vai entender. A manteiga à temperatura ambiente se espalha no pão como o paraíso na terra. Quem não quer isso?

Manjericão

Quando na geladeira, você verá que o manjericão rapidamente se transforma em uma bagunça marrom murcha. Algumas ervas ficam bem na geladeira, como salsa e coentro, mas é melhor manter o manjericão em temperatura ambiente.

Vinagre

Alguns alimentos conseguem se conservar sozinhos, como o vinagre. Ele tem uma vida útil indefinida. É recomendável manter o vinagre em um local fresco e escuro, longe da luz solar direta. Uma despensa ou armário de cozinha são perfeitos. Isso só vale para vinagre puro.

Bananas

A localização de suas bananas vai depender de se elas estão maduras. As bananas verdes devem ser mantidas fora da geladeira e será possível dizer se estão maduras pela cor. As bananas verdes são verdes e firmes.

Se suas bananas já estão maduras e você não vai comê-las nos próximos dias, você pode colocá-las na geladeira para evitar que amadureçam demais e estraguem. E lembre-se de não mantê-las perto de outras frutas e vegetais que você não deseja que amadureçam devido ao gás que as bananas emitem.

Chocolate

Algumas pessoas gostam de manter seus chocolates e barras de chocolate na geladeira. Mas, na verdade, manter o chocolate na geladeira é prejudicial ao chocolate e estraga seu sabor e textura.

Pão

Nunca é recomendável manter o pão refrigerado. Isso vai secar muito o seu pão e torná-lo rapidamente murcho. É melhor apenas armazenar o pão em temperatura ambiente. O pão pré-fatiado deve permanecer fresco por até uma semana.

Texto originalmente publicado em news.science101 e adaptado pela equipe do blog Educadores.