Início Comportamento 20 razões pelas quais ler livros nos torna pessoas melhores

20 razões pelas quais ler livros nos torna pessoas melhores

234
0

Ler é tudo de bom! Acho que todos concordamos que o hábito da leitura pode nos beneficiar completamente. Mas você entende e conhece todos os benefícios gerados pela leitura? Venha conosco e veja 20 razões pelas quais ler livros nos tornam pessoas melhores!

A leitura alivia o estresse

Pesquisadores da Universidade de Sussex garantem que você só precisa ler alguns livros interessantes para aliviar seu estresse. De acordo com seu estudo, a leitura é a forma mais eficaz de combater o estresse – pelo menos em comparação com a música, caminhar ou beber uma xícara de café em um local tranquilo.

Ajuda na luta contra a insônia

É uma das formas mais eficazes de acalmar sua mente e prepará-la para dormir. Luzes brilhantes do telefone ou da TV enviam sinais ao cérebro de que é hora de acordar. Ao mesmo tempo, ler seu livro favorito em uma sala mal iluminada tem o efeito oposto – seu cérebro percebe que é hora de descansar.

Ler nos torna mais empáticos com os outros

Experimentos mostram que as pessoas que lêem essas obras e se sentem emocionalmente conectadas à história têm uma empatia mais forte na vida real.

Ler melhora a função cerebral

A pesquisa conduzida pela Emory University prova que nos tornamos mais inteligentes a cada livro que lemos. Em pelo menos alguns dias após o término do trabalho, nosso cérebro demonstra mudanças positivas significativas.

Os livros de autoajuda nos ajudam a combater a depressão

A leitura é uma das maneiras mais eficazes de lidar com a depressão. Pacientes que tiveram que ler livros de autoajuda relacionados ao humor e à luta contra a depressão apresentaram níveis de depressão significativamente mais baixos do que aqueles tratados da maneira clássica.

Ler torna você mais atraente

Uma pessoa inteligente e bem educada é muito mais atraente do que outras. Obviamente, quem consegue conversar sobre os mais diversos temas sempre ganha a atenção e a admiração de todo o grupo.

 Ler incentiva o estabelecimento de metas e a superação de dificuldades

Pesquisadores da Universidade de Ohio dizem que quanto mais lemos, mais começamos a nos reconhecer nos personagens principais. Com isso, começamos a adotar um modelo comportamental. O que significa? Bem, aparentemente uma boa leitura pode nos motivar a começar a buscar o amor da nossa vida, a cumprir nossos objetivos de longo prazo ou apenas a seguir o bom exemplo de alguém.

Pessoas que gostam de ler são mais socialmente ativas

Um estudo do National Endowment for the Arts mostra que as pessoas que amam ler estão muito mais motivadas a participar de vários eventos culturais ou de caridade.

Ler melhora as habilidades de memória e pensamento

Cada vez que você lê, você treina seu cérebro. Isso faz você melhorar sua memória e até mesmo prevenir contra o Alzheimer.

Ler enriquece o vocabulário

Ao ler, você constantemente se depara com novas palavras e expressões que não usamos no dia a dia. Mas você nem sempre está procurando o significado deles, está? Isso ocorre porque muitas vezes podemos reconhecê-lo com base no contexto. Ler não apenas enriquece seu vocabulário, mas também aumenta sua cultura geral e alfabetização.

Ler melhora suas habilidades de escrita

Quando lemos, subconscientemente “imitamos” a maneira como o autor escreve e apresenta as coisas. Da mesma forma que os músicos são influenciados por um gênero musical específico, você aceita o estilo do escritor cujo livro está lendo no momento.

 Os amantes de livros têm melhor saúde física

Pesquisadores da Universidade de Auburn nos asseguram que as pessoas que gostam de ler praticam esportes com mais frequência e com muito mais entusiasmo do que outras.

A leitura permite que você seja mais aberto e amigável

O Creativity Research Journal publica um estudo interessante, segundo o qual a ficção abre sua mente para novas ideias e expande seus horizontes. Em geral, as pessoas não sentem necessidade de coesão cognitiva após a leitura.

 Ler ajuda você a aprender línguas estrangeiras

Pessoas que lêem regularmente são capazes de aprender novo material muito mais rápido e com muito mais facilidade. Esse fenômeno pode ser melhor observado ao aprender novos idioma

Ler tem um efeito positivo na sua capacidade de ouvir

a leitura melhora suas habilidades de escuta. Ie você entenderá novas palavras e gramática com muito mais facilidade. Para tanto é aconselhável ler em voz alta constantemente.

 Ler melhora a criatividade

Depois que os professores da Universidade Obafemi Awolowo decidiram incluir quadrinhos nos currículos das crianças, eles perceberam que esse tipo de trabalho teve um efeito positivo nas habilidades artísticas e na criatividade dos adolescentes. Os livros afetam os leitores mais velhos da mesma maneira.

Ler pode prevenir o desenvolvimento precoce da doença de Alzheimer

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela National Academy of Sciences, pessoas que gostam de ler ou resolver palavras cruzadas têm menos probabilidade de desenvolver Alzheimer.

Ler em voz alta para seus filhos permite que você estabeleça uma conexão especial com eles. Melhora o seu relacionamento

Sim, você sempre pode passar um tempo com eles de uma maneira diferente. No entanto, psicólogos garantem que assistir TV juntos não pode ser comparado a ler um bom livro em voz alta.

Ler melhora suas habilidades de conversação

Quanto mais você lê, melhor narrador você será. Quem lê regularmente saberá como filtrar informações desnecessárias e apresentar uma história da melhor maneira possível.

 A leitura nos estimula a tornar o mundo um lugar melhor

Os leitores participam de atividades de caridade três vezes mais do que outros. Conseqüentemente – a leitura nos torna pessoas melhores, nos estimula a ajudar os necessitados.

Texto originalmente publicado em obekti e adaptado pela equipe do blog Educadores.