Início Psicologia 10 hábitos que te ajudarão a dormir mais rápido

10 hábitos que te ajudarão a dormir mais rápido

1339
0

Experimente praticar estas 10 dicas e melhore a qualidade do seu sono

Dormir é maravilhoso. É o momento em que o seu corpo e sua mente se recuperam dos desgastes do dia. Para muitas pessoas dormir pode ser uma tarefa simples, porém, para muitos, devido ao estresse, dormir pode ser um grande desafio perturbador.

Quando não dormimos o suficiente ou temos uma noite mal dormida, não conseguimos descansar e por consequência não conseguimos ser eficientes durante o dia. Nossa mente não funciona da forma como deveria e nos sentimos constantemente exaustos.

A maioria dos brasileiros não consegue dormir a quantidade necessária indicada pelos médicos, ou seja, 7 horas de sono com qualidade. Muitos precisam sair cedo de suas casas e voltar tarde. Esta informação é preocupante para a saúde dos brasileiros já que a fadiga e a exaustão geram problemas em nossa saúda à longo prazo.

Sendo assim, é essencial para a sua saúde ter uma boa noite de sono e há alguns métodos que podem facilitar este processo. Confira abaixo 10 dicas de hábitos que podem ajudar você a pegar no sono com maior facilidade:

Deixe o seu quarto escuro

Saiba que uma forma eficaz de prejudicar o seu sono noturno é manter alguma luz acesa. A claridade faz com que o seu cérebro fique confuso, fazendo-o entender que está de dia e, portanto, não é o momento de dormir. Então o cérebro acaba atrasando a liberação das substâncias responsáveis pelo sono, como a melatonina e faz com que você fique alerta.

Não use o celular ou qualquer aparelho eletrônico na cama

Diversos estudos foram realizados e comprovaram que o uso de tecnologias antes de dormir prejudica intensamente o sono. Portanto, nada de ficar assistindo televisão ou ficar no celular ou tablet na hora de dormir.

Controle o seu consumo de cafeína

A cafeína altera os níveis de melatonina no nosso corpo, o que faz com que você fique mais atento e com menos sono. Evite ingerir a bebida no final da tarde ou durante a noite.

Controle o consumo de álcool

O álcool é muito prejudicial para quem sofre com insônia. Estudos já identificaram que o seu consumo afetam diretamente o sono. Inclusive, o álcool aumenta a probabilidade de desenvolver doenças relacionadas ao sono, como a apneia do sono.

Crie uma rotina na hora de dormir

Criar hábitos e uma rotina para o sono pode ter um papel fundamental para uma boa noite de descanso. Acredita-se que quando o seu cérebro se acostuma com uma rotina diária antes de dormir, ele estará “acostumado” e entenderá mais rapidamente que é hora de descansar.

Certifique-se que está com os seus pés e as suas mãos bem aquecidas

Sentir os pés ou as mãos geladas pode não permitir que o seu corpo relaxe, o que é fundamental para dormir bem.

Tome um banho quente e relaxante

O hábito de tomar um banho quentinho e relaxante antes de dormir ajuda o seu corpo e a sua mente a relaxar.

Esvazie a mente

A maioria dos problemas de insônia é causada pelo estresse. Ficar pensando nos problemas ou em possíveis soluções na hora de dormir não irá resolver. Assim como ficar lembrando das tarefas que precisam ser feitas no dia seguinte também não irá ajudar. Portanto se esforce para que estes tipos de pensamentos não venham a perturbar a sua noite.

Estudos realizados constataram que pensar em imagens, como paisagens pacíficas, pode ajudar a mente a relaxar e a “esvaziar”.

Escute uma música tranquila e que traga paz

Estudos constataram que ouvir música clássica melhora consideravelmente a qualidade do sono. Porém, os benefícios da música para o sono podem se estender a todas as músicas que você considere relaxante e que traga uma sensação de tranquilidade e paz.

Realize exercícios de respiração

Para muitas coisas a forma que você respira pode ser muito útil. Realizar exercícios de respiração pode ser a chave de sucesso para o seu sono.  Existem inúmeras técnicas de respiração que tranquilizam no Youtube, por exemplo. Não custa experimentar!